28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 09:02 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 09h:02 - A | A

CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO

Grupo de estudos da Sesp debate sobre sociabilidades, circulação e mobilidade como prática social e política

Encontro ocorreu nesta terça-feira (30), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá

Redação

O Núcleo de Pesquisas Científicas da Secretaria de Segurança Pública (NPC/SESP-MT) realizou o sétimo encontro do Grupo de Estudos intitulado “Diálogos e Transversalidade em Segurança Pública”, nesta terça-feira (30), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O tema abordado foi "Sociabilidades, Circulação e Mobilidade como Prática Social e Política", mediado pela professora Clara Natalia Steigleder Walter, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Este ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) juntou-se ao grupo de estudos da Sesp, e estão planejadas mais sete reuniões até novembro. O objetivo dos encontros é sistematizar informações importantes para subsidiar futuras parcerias institucionais e políticas públicas que reflitam nos serviços prestados à sociedade.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Membro da coordenação do Núcleo de Pesquisas Científicas, o analista do Sistema Socioeducativo, Ueliton Peres de Oliveira, explica que o tema é ligado ao papel do Detran, contudo, é importante para todas as forças de segurança, pois, direta ou indiretamente, elas atuam frente as demandas que permeiam a ocupação do espaço urbano e sociabilidades na comunidade.

“Essas discussões são relevantes para a sociedade, pois poderão subsidiar futuras propostas de intervenção no que tange propostas de educação no trânsito e o comportamento humano para a ocupação do espaço urbano. Todas as informações debatidas serão utilizadas para produção de artigos científicos e também capítulos de livros. Nosso objetivo é promover o conhecimento e a integração”.

Ano passado foram seis encontros para debater diferentes temas com a finalidade de socializar conhecimentos e propiciar a integração entre as forças de segurança pública, instituições de ensino superior e demais pesquisadores em âmbito nacional.

O Núcleo de Pesquisas Científicas, instituído pela Portaria Conjunta N° 06/2022GAB/SESP em outubro de 2022, funciona dentro da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, sob a coordenação dos servidores Ueliton Peres de Oliveira, e Rosária Cristina da Silva Ormond, analista de desenvolvimento econômico e social. Tem por objetivo a socialização do conhecimento científico e de boas práticas no âmbito da segurança pública e o incentivo de produções técnico-científicas.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image