18 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 12 de Março de 2024, 07:08 - A | A

Terça-feira, 12 de Março de 2024, 07h:08 - A | A

INCENTIVO

Governo de Mato Grosso entrega micro-ônibus a Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande

Redação

O Governo de Mato Grosso entregou, no fim de semana, um micro-ônibus de 32 lugares ao Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande. O investimento do Estado foi de R$ 540 mil para aquisição do veículo, que possui adaptação para cadeirantes e, que a partir desta segunda-feira (11.03), passou a ser utilizado para transportar as crianças e jovens com deficiência entre os locais de prática das modalidades paralímpicas e em competições. A entrega foi feita por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“É uma felicidade entregar oficialmente esse micro-ônibus ao Centro de Referência de Várzea Grande. Para nós é uma satisfação poder contribuir com as atividades de inclusão e de iniciação paradesportiva. Parabéns à prefeitura de Várzea Grande e toda a sua equipe, por ter assumido essa responsabilidade de trazer a iniciativa ao município”, celebrou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Atualmente, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande atende cerca de 125 crianças e jovens, com idade entre 7 e 24 anos, de municípios da baixada cuiabana. O atendimento envolve práticas das modalidades paralímpicas de goalball, atletismo, tênis de mesa, bocha e natação a pessoas com deficiência física, deficiência intelectual leve, paralisia cerebral, deficiência visual total e baixa visão.   

As atividades ocorrem segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h, no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande, e em outros espaços esportivos, como a pista de atletismo e a piscina da UFMT, e a quadra do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), em Cuiabá. Com o micro-ônibus entregue pelo Governo do Estado será possível realizar o transporte das crianças entre os locais de treinamento e em viagens de competições intermunicipais. 

O funcionamento do Centro de Referência conta com o suporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que idealizou a iniciativa em todo o país.  As atividades tiveram início há um ano a partir da parceria entre a instituição e a prefeitura municipal de Várzea Grande, com o apoio da Secel. 

“Em nome do nosso prefeito, Kalil Baracat, agradecemos ao Comitê Paralímpico por esse brilhante projeto e ao Governo do Estado por todo o apoio e pela entrega deste veículo. A partir de agora nosso Centro de Referência irá voar cada vez mais alto. A prefeitura e as crianças com deficiência agradecem”, disse o superintendente de Esportes de Várzea Grande, Jadir Pereira.

 

Para promover o desenvolvimento e a inclusão por meio do esporte, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande conta com a experiência do técnico Altemir Trapp, que coordena as atividades. Além de treinar a equipe de goalball do Icemat, Altemir foi treinador da seleção brasileira no  Parapan de Jovens de Bogotá 2023 e no Campeonato Mundial de Jovens da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos).

A entrega oficial do micro-ônibus ocorreu no último sábado (09.03) durante o Meeting Paralímpico, evento esportivo realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em várias capitais do país e que serve de seletiva para competições nacionais escolares e de alto rendimento. O diretor de Desenvolvimento do CPB, professor Ramon Pereira, prestigiou a entrega.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image