27 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020, 11:37 - A | A

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020, 11h:37 - A | A

PERFIS FAKES

Criminosos estão se passando por bares restaurantes para aplicar golpes, alerta presidente da Abrasel/MT

Redação

A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/MT) alerta à população sobre falsas mensagens de suposto ganho de Vouchers.  Os criminosos têm usado perfis fakes nas redes sociais, como Instagram, de vários estabelecimentos da capital para coletar dados das pessoas.  

A estratégia utilizada pelos criminosos é aplicada para tentar clonar o WhatsApp da vítima por meio de código informado via SMS, o qual se trata de uma espécie de autorização emitida pelo aplicativo. 

"Recebemos, nos últimos dias,  várias denúncias de pessoas apresentando relatos sobre essas tentativas de golpes.  Diante disso, é importante ressaltar que os estabelecimentos não praticam esse tipo de abordagem", relata Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel/MT. 

Lorenna também informa que a Abrasel, junto com os empresários, já tomou todas as medidas cabíveis para barrar essa prática. "Diante disso, pedimos às pessoas que não forneçam informações ou acessem esses links e nos ajudem a denunciar esses 'fakes' para as plataformas", orienta. 

De acordo com os relatos, os criminosos enviam  mensagens para o direct da pessoa, informando que ela foi contemplada com Vouchers.  Na mesma mensagem, os golpistas pontuam que caso a pessoa tenha interesse em recebê-los,  precisa enviar seu nome completo e número de celular para que possam enviar o  código de confirmação de WhatSapp por SMS. 

Em seguida, caso a pessoa forneça, é remetida a mensagem com esse código e os falsários solicitam esse código para a possível confirmação. Com acesso ao código, eles iniciam a prática criminosa de clonagem da conta do WhatSapp, para tentar aplicar golpes nos contatos da vítima.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image