Atendendo ao pedido dos vereadores Rogerinho Dakar (PV), Ivan dos Santos (PRB), e Joaquim Antunes (PSDB), a Câmara de Dirigentes de Várzea Grande (CDL VG), presidida por David Pintor sediou a discussão sobre as diretrizes do Plano Diretor no município, que está prestes a ser votado na Câmara de Vereadores.
Segundo David, o principal ponto do Plano Diretor é sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo e Lei do Sistema Viário. “A CDL VG teve uma importante atuação como representante do comércio intermediando a aprovação dessa mudança, que vai destravar o crescimento da cidade, pois reduzirá processos burocráticos, e liberará o município para que as empresas possam construir nele.
O resultado será de novos empreendimentos, mais empregos e renda para nossa população”.
Manoel Gomes, diretor do Sindicato da Habitação (Secovi), afirmou que a reunião foi eficaz para discutir alguns pontos sobre: as zonas ambientais, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e da Lei do Sistema Viário.
Entre as mudanças também estão: a indicação de índices urbanísticos para as atividades que estão fora do perímetro urbano, ou seja, na zona rural, inserção de diretrizes para o desenvolvimento econômico da população de baixa renda por meio de capacitação profissional e empreendedora; a transparência dos documentos cobrados para análise de projetos, ajustes na tabela de índices urbanísticos e garantia da proteção ambiental de todo o município.
A reunião contou com a presença do presidente da Comissão Administrativa de Estudos e Revisão da Legislação Urbanística do município, Enodes Soares Ferreira, do advogado da Procuradoria do município, Thiago Coelho, do presidente da Acivag, Adaulton Coelho, do diretor da FENAPC-MT, Carlos Alberto Ziliani, e da advogada da FENAPC-MT, Raquel de Oliveira.
Plano Diretor de Várzea Grande
A Lei do Plano Diretor e das leis urbanísticas do Perímetro Urbano, Parcelamento do Solo, Código de Postura, Código de Obras e Edificações, além do Uso e Ocupação do Solo e de Sistema Viário, a Comissão Administrativa de Estudo e Revisão da Legislação Urbanística de Várzea Grande - apresenta diretrizes para o crescimento do município para os próximos 10 anos, a partir da compilação dos anseios da população diagnosticados por meio de um extenso processo de revisão que teve início em 2017, e agora está chegando ao final