23 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 16:55 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 16h:55 - A | A

ADESÃO

Assembleia da UFMT discute adesão ao programa Future-se e suas consequências nesta terça

Olhar Direto

Nesta terça-feira (05), alunos, estudantes e trabalhadores técnico-administrativos se reúnem para debater a adesão do programa Future-se na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e suas consequências. A Assembléia Geral Unificada começa às 9h, no Ginásio da Universidade.

 



"É preciso discutir e deliberar sobre o projeto Future-se. Já são mais de 40 universidades, seja por Assembleia Universitária ou por meio dos conselhos deliberativos, já manifestaram posição contrária a esse programa do governo Bolsonaro que torna as universidades públicas reféns o capital privado. Este é um caminho ruim para educação superior brasileira", aponta a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf-MT), Luiza Melo.

O diretor-geral da Associação dos Docentes da UFMT – Seção Sindical do ANDES-S (Adufmat-Ssind), Aldi Nestor de Souza, relembra que a Universidade em 2019 enfrentou uma série de problemas como corte de energia, greve dos funcionários de segurança e limpeza.

“Deveremos nos posicionar contra o Future-se que, entre outras coisas, pretende privatizar a universidade de uma maneira velada, alugando seus prédios e transformando o MEC num fundo de investimentos. É hora da UFMT se juntar a imensa maioria das universidades brasileiras que já disseram não a esse programa", disse o diretor-geral.

De acordo com a assessoria, das 63 universidades federais brasileiras, 29 já declararam posição oficial contrária ao Future-se. Além dessas, outras 14 manifestaram, ao menos, posição política também contrária, por meio de assembléias universitárias. Nenhuma se mostrou favorável.


A convocação da assembleia têm sido feito de forma conjunta pelo Diretório Central de Estudantes (DEC), Adufmat e Sintuf-MT. Nesta segunda-feira (04) eles realizaram uma panfletagem e arrastão no campus mobilizando a participação no ato. São esperados ônibus com representações dos campus do Interior do Estado. 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image