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GERAL Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 10:20 - A | A

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MUNDO MAIS DOCE

Após acidente de trânsito, jovem muda sua vida no ramo da confeitaria

Negócio que exige muita dedicação, principalmente no início, além de conhecimentos de culinária, e bom relacionamento interpessoal para lidar com os clientes.

Lucas Leite da Redação

Parece até clichê, mas a frase “a partir de um doce, nasce um negócio”, faz todo sentido. Quem é que não conhece uma história de pessoas que começaram a vender doces porque perderam o emprego, precisavam de renda extra ou, simplesmente, queriam mudar de profissão? Porém, para empreender na confeitaria é preciso mais do que apenas saber fazer doces, exige um planejamento, muito estudo e o mais importante, persistência.

Com Camila Costa de 33 anos, aconteceu após sofrer um acidente de trânsito no qual teve que ficar 8 meses, afastada da empresa onde trabalhava. “Comecei a fazer bolos para os aniversários dos amigos, com isso começou a chegar outras pessoas procurando, então busquei a fazer cursos para aperfeiçoar e aprender a cobrar pelo meu trabalho”, disse a empresária.

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A confeitaria já tem 10 anos no mercado, mas, nem sempre foi esse sucesso todo, Camila teve que trabalhar muito e se dobrar em dois para conseguir alcançar o seu objetivo, e só tem 1 ano que ela vive exclusivamente da confeitaria.

“Trabalhei 9 anos em jornada dupla, de manhã trabalhava fora, e de noite me dedicava a confeitaria, agora, com 1 ano, consigo viver exclusivamente da confeitaria”, ressaltou.

Ainda em uma conversa com a equipe do jornal Centro Oeste Popular, Camila contou que durante o início quando conciliava às duas jornadas, o tempo foi o seu maior vilão, pois, mesmo que o ramo da confeitaria seja prazeroso, demandava muito tempo e abdicação, e era algo que ela não tinha muito para se dedicar.

“O tempo sempre foi minha maior dificuldade, pois, as datas de melhor faturamento são as datas festivas, e acertar receitas que caiam no gosto das pessoas, é um segundo fator predominante”, contou a empresa para o COPopular.

Estudo recente conduzido pela ZupGo, plataforma digital de gestão de confeitarias, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas (Asbrafe), revelou que o setor dobrou sua taxa de expansão anual entre os anos de 2019 e 2022, crescendo em torno de 11% ao ano, comparada comperíodo entre 2011 a 2020. O levantamento, foi realizada com 2.056 profissionais de confeitaria em todo o Brasil, mostra índices anuais de surgimento de novos negócios entre 2% e 5%, de 2011 a 2017, já 8,9% declararam ter iniciado no ramo em 2018.

Mesmo com 10 anos no ramo da confeitaria, Camila ainda não possui um estabelecimento físico, pois, a sua casa ainda é utilizada como ponto de retirada de seus produtos.

Com a pandemia, os principais eventos diminuíram, mas outras formas de movimentar este setor foi criada, impulsionando o mercado de trabalho e surgindo possibilidades de inovação. É com otimismo que o setor olha para 2021 e para os próximos anos. Não é só de eventos que vive o setor.

A confeitaria é um negócio abrangente, pois, tortas, bolos, doces e salgados estão presentes em muitos momentos, marcando presença em festas, reuniões, ‘brunchs’, entre muitos outros eventos, sempre com muita elegância e sabor. Para que tudo saia com o maior amor e carinho, a confeitaria de Camila é totalmente familiar, ela e seu marido, Sérgio, atende as demandas, e quando tem um fluxo maior, optam por pagar diaristas para ajudar com as encomendas.

De grande importância, a apresentação é o primeiro contato do cliente com o produto. O fato de comer é uma experiência que envolve todos os sentidos.

“Nossos docinhos de festa é sucesso por onde passam, com doces na medida certa, cremosidade e delicadeza”. Hoje, pode encontrar a confeitaria da Camila no aplicativo ifood, onde pode pedir seus bolos, doces e lembrancinhas corporativas.

Questionada sobre as suas metas para 2024, Camila afirmou que está totalmente empolgada para o próximo ano e acredita que será um ano cheio de demandas e pretende aumentar a sua clientela através de novos pontos de revendas que está espalhado por toda capital cuiabana.

“O ano de 2024 acredito que será um ano marcante para nós, pois, estamos buscando novos pontos de revenda para assim aumentar o alcance dos nossos produtos. Sempre buscando aprimorar e trazer novas tendências de mercado para nossa região”.

Sabores:

Bolo de prestigio

Bolo de café

Bolo de abacaxi com coco

(Bolo de festa em geral)

Brigadeiro de caipirinha

Brigadeiro de café

Cajuzinho

Bombom de pote.


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