A maioria absoluta dos atletas com deficiência convocados para compor a delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é beneficiada pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Dos 276 esportistas anunciados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que representarão o país na Cidade Luz, 271 integram o programa, o que equivale a 98% dos integrantes.
De acordo com o CPB, esta já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. A quantidade de atletas com deficiência que irão para Paris em setembro é a mesma dos esportistas que embarcam para os Jogos Olímpicos neste mês.
A competição paralímpica acontece de 28 de agosto a 8 de setembro. Entre os selecionados estão 17 atletas-guia (sendo 16 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, ver a dimensão do Bolsa Atleta entre os esportistas com deficiência só demonstra a relevância do incentivo oferecido pelo governo federal. “Estamos comprometidos em garantir que os esportistas paralímpicos recebam todo o suporte necessário para que possam brilhar em suas modalidades. O Bolsa Atleta permite que eles possam se dedicar integralmente aos seus treinamentos e competições”, disse Fufuca.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, destacou a quantidade de atletas convocados e o trabalho promovido pelas entidades. “Esse marco reflete o empenho e a dedicação de nossos atletas e o sucesso do trabalho do CPB, das Confederações e das políticas promovidas pelo Ministério do Esporte. A expectativa de bater recordes de medalhas é alta, já que o desempenho excepcional de nossos atletas nas competições internacionais do último ciclo paralímpico fortalece nossa confiança”, salientou.
O atletismo é a modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, com 70 atletas e 16 atletas-guia. É o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição, somando os pódios das provas nas pistas e no campo – foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.