05 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 06:39 - A | A

Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 06h:39 - A | A

DEIVER ALESSANDRO

Mesmo sendo novato, secretário de saúde acredita que pode melhorar a saúde cuiabana

Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou o nome de Deiver Alessandro Teixeira como secretário de Saúde de Cuiabá. Deiver possui doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2014), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (2008) e graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o Gabinete de Intervenção do governo estadual na Secretaria Municipal de Cuiabá. Em uma entrevista, Deiver, o novo secretário de saúde, esclarece algumas duvidas e afirma que está à disposição da comunidade cuiabana, em prol da saúde e da melhor saúde para o município.

“É evidente que nós temos situações muito complicadas como a que nós estamos vendo aqui. Teremos muito trabalho, mas nós faremos com gosto, com vontade, porque nós sabemos da nossa responsabilidade para as pessoas, aqueles que mais precisam”

 

Centro Oeste Popular — O senhor está há quase dois meses na pasta, como que foi receber essa administração da pasta após esse período que a intervenção do estado esteve à frente, conseguiu dar prosseguimento naquilo que o estado deixou?

Secretário Deiver — De fato, é desafiador! Estamos há quase dois meses, uma equipe nova, uma equipe que está começando, mas que também está encerrando, por ser o último ano da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, várias situações de fato precisam ser corrigidas e estamos com toda nossa equipe trabalhando arduamente, de manhã, tarde, noite e até finais de semanas envolvendo todos, não só a equipe da secretária municipal de saúde em si, mas, todas as nossas equipes, as nossas unidades básicas, nas unidades secundárias, nas unidades terciárias, envolvendo todos para que de fato retomemos com grande estilo a saúde de Cuiabá. Porque a nossa população cuiabana merece um tratamento digno, um tratamento realmente que seja humanizado e que faça a diferença na vida deles porque, na verdade, é eles que estão na ponta, eles que de fato sentem as dificuldades para além daquilo que de fato é vinculado, sentem as necessidades que estão sofrendo, e nós, como secretária estamos prontos para trabalhar, ajudar e fazer o melhor para atender a nossa população.

Centro Oeste Popular — No último mês, todos os vereadores de Cuiabá encaminharam em emendas de quase 30 milhões para secretaria de saúde para tentar zerar a fila de cirurgias eletivas, já tem algum planejamento para está entrando em execução dessas emendas?

Secretário Deiver — Sim, com certeza esse pedido foi encaminhado, foi designado, destinado a essas emendas, ela existe um transe a ser seguido, tanto pela câmara de vereadores, como a prefeitura municipal, e aí sim, encaminhamento de forma oficial para secretaria municipal de saúde. Temos o nosso secretário adjunto, Paulo, que está organizando todos esses pedidos. Vendo essa fila, como que podemos atender da melhor maneira e atender toda nossa população fazendo com que esse recurso destinado pelos nossos vereadores de fato sejam aplicados e possamos ter essa fila do nosso município, reduzida cada vez mais. Acredito que nos próximos dois meses a gente consegue implementar de uma forma mais efetiva e ampliar.

Centro Oeste Popular — A trajetória do senhor na prefeitura de Cuiabá é bem recente, como foi que aconteceu esse convite, quem procurou?

Secretário Deiver — De fato nós somos novos na parte municipal, mas, sou professor do Instituto Federal do Mato Grosso, especificamente do campus Cuiabá, Bela Vista, e no período da covid, nós enquanto campus, fomos o primeiro campus nível de Brasil a trabalhar de forma efetiva para ajudar a nossa população enquanto muitas instituições se fecharam para ir para casa, nós servidores e toda nossa equipe voltamos para atender. Então fizemos uma parceria com o ministério público federal, ministério público estadual e com o apoio da prefeitura municipal de Cuiabá, e conseguimos estruturar laboratórios que foram possíveis realizamos exames. No natal, o prefeito Emanuel me ligou e me chamou para conversar, foi aí que ele me fez o convite para ser o novo secretário da saúde, e hoje, estou aqui pronto para trabalhar e melhorar para população cuiabana.

Centro Oeste Popular — Uma nova remessa da onda de covid está voltando, e logo em segui veio o carnaval, e a prefeitura resolveu fazer o carnaval, como foi esse primeiro desafio do ano?

Secretário Deiver — Claramente as situações ela é preocupante, temos que inicialmente assim para responder, primeiro temos que entender que a covid não acabou. O que as pessoas precisam saber é que elas precisam se vacinar, elas precisam quando tiver a vacina ir até o ponto mais perto de sua casa e se vacinar, porque nós estamos com certa dificuldade, ministério da saúde não encaminhou para o estado, o estado tem dificuldade de abastecer da forma adequada, mas tendo, é preciso vacinar.

Em relação ao carnaval, o que observamos logo na parte inicial, de janeiro, até antes do carnaval, que as pessoas que estavam de certa forma, contraindo o vírus, os sintomas estavam muito leves, então mós fizemos toda uma busca com a vigilância sanitária, buscando entender como essa situação se encontrava. Era possível continuar com esse processo de festividade visto que tem todo um processo cultural e acredito que estávamos no caminho certo.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image