28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 15:44 - A | A

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 15h:44 - A | A

Márcia Kuhn Pinheiro “ Cuiabá está em um momento diferente com mais oportunidades, com mais emprego”

Regina Redação

Regina Botelho Da Redação  

CO Popular- Como é a atuação da senhora como primeira-dama?

Márcia Kuhn Pinheiro- Estou sempre envolvida nas ações municipais, principalmente às quais tenha viés social por que acredito que o mais importante é o cuidado com a pessoa, pois esse pensamento está bastante presente na administração do prefeito Emanuel Pinheiro.  A humanização tem sido a bandeira do nosso trabalho porque cuidar da pessoa é o mais importante e a atuação do Núcleo de Apoio à Primeira-dama é nesse sentido. Sempre de portas abertas para atender àquelas pessoas com maior necessidade, buscando parceiros e apoio da sociedade, dos empresários e afins.

CO Popular- Como está o trabalho do Programa Siminina? Quantas meninas são atendidas pela inciativa em Cuiabá?

Márcia Pinheiro-  Assim que assumimos a Prefeitura de Cuiabá, notamos a necessidade de repaginar a essência do   Siminina e, diante dessa necessidade, implantamos uma nova roupagem ao programa onde o Siminina não fosse apenas aquele local para os pais e responsáveis deixarem sua filha enquanto estão nos afazares do dia a dia. Buscamos levar as meninas cursos e atividades que promovam o seu desenvolvimento infantil e além que as preparem para um futuro de maior independência feminina e com conteúdo que contribuirá para o seu futuro. Estamos promovendo o maior conjunto de ações da história dos 25 do Siminina com aulas de ballet, dança regional, judô, artesanato, língua inglesa, fanfarra, alfabetização e muitas outras. Além disso, estendemos a faixa etária em um ano mais onde fazemos um trabalho específico de preparação ao mercado de trabalho com aulas de informática básica e intermediária que servirá como alfabetização digital dessas meninas que futuramente estarão brigando por algum emprego. Também ampliamos o número de atendimento de 900 para 1.200 meninas e reformamos algumas unidades e anexamos outras para ampliar a capacidade de atendimento. Inauguramos a unidade do Distrito do Sucuri, na zona rural de Cuiabá e hoje possuímos 17 unidades por toda Cuiabá.

CO Popular- Quais são as perspectivas para 2020? A sociedade cuiabana terá novidades com relações às ações sociais?

Márcia Pinheiro- A perspectiva é sempre buscar melhorar o social da nossa Capital com projetos, mantendo e reforçando os que estão funcionando e idealizar mais ações e envolver pessoas, parceiros para que cada vez mais possamos atingir o maior número de pessoas. Cuiabá está em um momento diferente com mais oportunidade e as pessoas hoje estão cada vez com mais condições de sustentar suas famílias, com mais emprego e é exatamente isso que reforçaremos para 2020.

CO Popular- Como à senhora analisa os resultados do Programa Qualifica Cuiabá?

Márcia Pinheiro- Hoje o Qualifica Cuiabá 300 anos tem superado todas as nossas expectativas. Apresentamos nacionalmente em forúns, no Ministério da Mulher, Brasília; no Encontro Nacional dos Prefeitos, em São Paulo, além de receber premiações de expressão nacional pela ação voltada à mulher que o programa tem. Fomos premiados na categoria Ação Social no prêmio “Mentes que Brilham” porque o Qualifica se tornou a maior política pública do município voltado ao combate da violência doméstica. O curso tem 80% de alunos composto por mulheres porque elas buscam a necessidade de serem independentes financeiramente e assim deixar, muitas vezes, de se submeterem a determinadas situações como a violência verbal, psicológica, física e acabando em feminicídio, nos casos mais extremos. Tudo porque não tem outra alternativa para cuidar dos filhos e sustentar a família, deste modo se sujeitam a essas situações porque pelos filhos tudo se faz. E o Qualifica tem quebrado esse ciclo da violência com essas mulheres sendo capacitadas. Essa edição, para se ter ideia, são 1.430 mulheres de um total de 3 mil vagas. Certificamos 1.171 pessoas esses mês, além de outras 1.700 pessoas já certificadas que estão pelo mercado de trabalho. Esse é o panorama de sucesso do Qualifica Cuiabá 300 anos que ficará marcado na história.

CO Popular- Qual o papel da primeira-dama na valorização da mulher tanto na política, no empreendedorismo e na sociedade?

Márcia Pinherio- O que se discute hoje em dia é a participação da mulher nas posições de chefia, de destaque de diretoria nas instituições. Porque a mulher tem conquistado seu espaço, merecidamente, o que deveria ser natural digamos assim, porque a mulher tem a mesma capacidade do homem, algumas muito mais, além de que é fato que a mulher tem outra maneira de enxergar o mundo. As políticas públicas têm avançado, ainda que não na velocidade que gostaríamos, porém acredito que a próxima barreira é termos mais mulheres nos papéis de destaque seja na política, seja no mercado de trabalho, seja em qualquer área. Hoje somos em maior número nas universidades, nos órgãos públicos, porém nos quadros de chefia ainda o número é muito pequeno e próximo passo é buscar o espaço da mulher nesse patamar. 

CO Popular- Em três de anos de gestão, qual a avaliação que a senhora faz dos seus trabalhos realizados em Cuiabá?

Márcia Pinheiro- O nosso trabalho na parte social de contribuição voluntária, pois não exerço cargo público, tem sido muito proveitoso no que tange o envolvimento voluntário popular porque temos a política de parceria instituída no Núcleo de Apoio à Primeira-dama. Sempre estamos buscando o apoio do segmento empresarial, de pessoas dispostas a contribuir e da população de forma geral porque tenho o pensamento comigo de que a responsabilidade para uma cidade mais justa cabe a todos nós.

E dessa forma em todas as nossas ações, seja um campanha, ou uma ajuda para algo em específico, o apoio não nos tem faltado. Muito pela credibilidade de nossos projetos que temos conquistado todos esses anos como exemplo o Aquece Cuiabá, a maior campanha de Inverno do Centro-Oeste, mesmo o Siminina que, como disse antes, temos implantado o maior conjunto de ações da história e essa consolidação do trabalho é devido a esse trabalho conjunto. Por isso, eu vejo nos últimos anos a cidade mais justa socialmente falando, com mais oportunidade e buscando sempre a humanização, como é característica da nossa atuação, porque o cuidado com as pessoas vem sempre em primeiro lugar. 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image