05 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 10:16 - A | A

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 10h:16 - A | A

DEPUTADO FEDERAL EMANUELZINHO

“Irei fazer de tudo para a gestão Emanuel Pinheiro seja uma boa gestão”

Redação

Em uma entrevista ao jornal Centro Oeste Popular, o deputado federal Emanuelzinho reeleito para 2º legislatura, pelo estado de Mato Grosso, conversou a nossa equipe, onde revelou o que acha da gestão de seu pai, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, onde se encontra em seu último mandato. Emanuelzinho ainda citou alguns nomes onde acredita que seja um dos melhores candidatos para as eleições de 2024, e disse que já tem compromisso marcado com um deles, e fará de tudo para que possa ocupar o cargo na prefeitura de Cuiabá. O deputado ainda falou um pouco sobra o seu Projeto de Lei 3539/23 que estabelece medidas de proteção contra violência física, psicológica, patrimonial e moral ao entregador de aplicativo. Nesses casos, o dano será considerado presumido, o que dispensa a necessidade de prova para comprovar a indenização. Além de revelar sobre a demora das investigações do Ministério Público aos indícios de irregularidades na licitação do sistema BRT. Confira a entrevista completa.

“Em 2019, assumi uma das 513 cadeiras de deputados federais, em Brasília. Sempre prezei e respeitei o histórico de todos os líderes que me inspiram na vida pública e, a mudança de partido foi decisiva para que eu construísse, junto a minha base, uma carreira sólida, militante, com visão de futuro e independente, apesar da pouca idade à época”.


Centro Oeste Popular — O senhor ainda pretende que o atual vice-prefeito José Roberto Stopa se filie no MDB, ou já mudou de ideia?

Deputado Emanuelzinho — Em relação ao secretário e vice-prefeito Stopa, temos sim uma prioridade em relação à candidatura dele que está sendo bem discutida dentro da federação, da qual eu não faço parte, mas temos uma aliança em virtude da minha vice-liderança aqui no governo do presidente Lula. O Stopa é um dos candidatos pré-candidatos que mais conhece Cuiabá que tem mais serviço prestado na cidade, como secretario de Meio Ambiente, como secretario de serviços urbanos, secretario de obras e como vice-prefeito da capital, com esse currículo, estamos discutindo a grande possibilidade de colocar o nome dele. José Stopa ainda é uma prioridade no meu entendimento para ser o candidato do MDB, e tem uma candidatura competitiva com certeza chegando ao segundo turno, podendo vencer as eleições. Ainda precisamos conversar com ele para saber da disponibilidade dele querer ser, caso sim, ele tem todo meu apoio, tanto ele, quanto outros companheiros do grupo que possam disputar, mas sem dúvida Stopa, hoje, é a prioridade por ter maior capital político.

Centro Oeste Popular — Com as investigações da denúncia realizada pela Prefeitura de Cuiabá ao Ministério Público Estadual, que veio a apontar indícios de irregularidades na licitação do sistema BRT, como o senhor analisa essa situação, já que após dois anos da denúncia, e não teve nenhuma resposta apresentada?

Deputado Emanuelzinho — Em relação às denúncias que ligam as empresas do governador Mauro Mendes, as empresas que venceu a licitação, às duas empresas que eram sócias que disputaram entre si, a licitação do BRT que já estão denunciadas há mais de dois anos ao Ministério Público. O próprio Ministério Público não toma nenhuma providência, fica muito suspeito, me parece que por parte da Procuradoria Geral do Estado, uma má vontade de não investigar, para proteger o governador Mauro Mendes e deixar trocar uma obra que estavam 70%, pronta, somente para que interesses econômicos e financeiros fossem atendidos por isso que estou terminando de elaborar uma representação no conselho Nacional do Ministério Público devido às inúmeras omissões e a falta de fiscalização do Ministério Público está sendo totalmente politizado e aparelhado na pessoa, claramente é uma relação  quase que umbilical com o governador Mauro Mendes, que é o homem a qual ele deveria fiscalizar o serviço, inclusive, os seus secretários estão essa omissão suspeita em relação às investigações do BRT que tem índices fortíssimos, mostra a simbólica em relação a essa omissão do provedor geral de justiça de Mato Grosso.

Centro Oeste Popular — Foram apresentados nas mídias, muitos casos de violência ao motorista de aplicativos, muitos deles sendo humilhados e até mesmo agredidos fisicamente, como o seu projeto de lei pode ajudar a estabelecer medidas de proteção ao trabalhador?

Deputado Emanulzinho — São quase 500 mil em todo o país, os motoristas de aplicativos na área de entrega de mercadorias ou de alimentos, pesquisas mostram que cerca de 70% dele já sofreram algum tipo de violência, então acrescentamos e criamos esse projeto de lei que busca por medidas de segurança, padres profissionais que busca garantir a eles o acesso a uma defesa jurídica por meio da defensoria pública que garante também que as plataformas de regulamento porque na hora da entrega se combine com o entregador ou se pré-organismo como será feita a entrega se o entregador tem condições de subir ou não para que não haja esse desentendimento brutal e que possamos assim garantir a integridade física e a qualidade nas relações de trabalho e garantir os direitos do trabalhador na sua dignidade humana. Dada a fragilidade da relação do entregador com as gigantes empresas de delivery, o projeto visa dispor sobre medidas de proteção a esses profissionais que se utilizam de bicicletas e motocicletas para realizar as entregas e, não bastassem os riscos que encontram no trânsito, também temem por sua integridade física, mental e pela integridade de seu instrumento de trabalho.

Centro Oeste Popular — Já falando em analisar gestão, como analisa a gestão de seu pai, que está no segundo mandato como prefeito de Cuiabá, acredita que ele poderia fazer mais pela capital?

Deputado Emanuelzinho — Nesse segundo mandato, ele entregou um dos viadutos, entregou o viaduto, Juca do Guaraná, além disso, temos agora para entregar a maior Avenida da história de Cuiabá que é o contorno leste, maior que a avenida beira rio, maior que a Miguel sutil, e chega a ser maior que a da Fernando correia, temos uma série de ações em tempo de conclusão de reforma de unidade de saúde, reforma de unidade de educação temos ainda essa luta para que possamos trazer o VLT para capital a fundo perdido, são mais de 4 bilhões que não custariam um real aos cofres nem do município de Cuiabá, nem do estado de Mato Grosso. Acredito que se não houvesse uma perseguição por parte do governo do estado, o sentido de boicotar o tempo todo, e tentar atrapalhar a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, teremos condições de fazer ainda mais, dou como exemplo a fala recentíssima do deputado Wilson Santos que afirma que as emendas que os deputados estaduais destinam para Cuiabá para que se construam praças, unidade de saúde, se reformam escolas e asfaltos, pavimento de ruas o governador Mauro Mendes não autoriza, não paga, para que o prefeito Emanuel Pinheiro não realize, mas com isso quem está perdendo é a população cuiabana, mas não é isso que abate o prefeito, ele apesar de tudo isso, tem buscado fazer uma gestão com contenção de cursos que possa resultar em entregas para a população, por exemplo, tivemos esse ano mais de 150 ônibus novos entregues com ar-condicionado até o final do ano agora, teremos 100% dos ônibus com ar-condicionado, que é uma revolução, sabemos que ainda temos muito a fazer, muito a avançar e tudo que eu puder fazer para ajudar o prefeito Emanuel Pinheiro a realizar uma grande gestão, irei fazer. Por que com isso quem ganha é a população cuiabana, a gestão do prefeito, e do govenador indo bem, quem ganha é a população cuiabana e a população mato-grossense.

Centro Oeste Popular — Com as eleições municipais chegando, muitos nomes já apareceram para ocupar a vaga de prefeito em Cuiabá, já tem em quem apoiar nessa disputa?

Deputado Emanuelzinho — Em relação às eleições municipais, tenho simpatia por alguns nomes, tenho um entusiasmo com a candidatura do vice-prefeito José Stopa, basta ele querer, ele querendo, temos que construir esse projeto, conversar com a capital com setor produtivo, com o movimento comunitário, com as associações de bairros, com os moradores da cidade para discutir essa candidatura. Se por caso Stopa não for do interesse dele, temos observado já muito tempo o desempenho e a performance do deputado Juca do Guaraná, tem um protagonismo muito forte na baixada cuiabana, além de se eventualmente não surgir uma candidatura própria do MDB, temos aí os nossos aliados, a deputada Rosa Neide, que teve quase 25 mil votos como deputada federal em Cuiabá, foi a deputada federal mais botada do estado de Mato Grosso, tem serviço prestado e é uma especialista na área de educação, tem articulação forte com governo federal, e também temos o deputado Lúdio Cabral que vem despontando nas pesquisas, que já teve performances eleitorais interessantes, tanto quanto prefeito de Cuiabá quanto candidato a governo do estado, então tenho simpatia por esses nomes, mas resumindo aqui o meu compromisso é com o vice-prefeito José Roberto Stopa.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image