05 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ECONOMIA Terça-feira, 05 de Novembro de 2024, 14:03 - A | A

Terça-feira, 05 de Novembro de 2024, 14h:03 - A | A

"COMUNICAÇÃO E MINERAÇÃO"

Expominério debate potencial econômico da mineração em MT

Redação

A 2ª edição da Expominério acontecerá entre os dias 7 a 9 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O acontecimento tem apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e tem por objetivo mostrar o potencial econômico da mineração, desmistificar percepções negativas e destacar práticas sustentáveis do setor.

O encontro busca promover uma comunicação mais objetiva com a sociedade e a imprensa para reforçar que mineração responsável não deve ser confundida com extração ilegal de recursos.

Na ALMT, a Câmara Setorial Temática da Mineração vem debatendo o tema. Num desses encontros da CST, a advogada e organizadora da 2ª Expominério, Pâmela Alegria, realizou uma palestra “Comunicação e Mineração”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Mineração da Assembleia Legislativa.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“A mineração está na base da sociedade desde a pedra lascada e Mato Grosso, em particular, deve sua fundação a essa busca incansável por minérios, com histórias que remontam à extração de ouro na Baixada Cuiabana. A mineração está enraizada na história e na economia do estado, que tem uma forte tradição extrativista. Queremos mostrar a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, desmistificando percepções negativas e destacando práticas sustentáveis”, afirmou Pâmela.

Além das discussões sobre desenvolvimento sustentável, a 2ª Expominério abrirá espaço para debates sobre políticas públicas voltadas ao setor mineral, tema que enfrenta desafios políticos e ambientais.

Pâmela Alegria também destacou projetos educativos, como o Educa Mineração, que sensibiliza crianças e adolescentes sobre a importância da mineração, mostrando seu papel em tecnologias, dispositivos eletrônicos, água mineral e infraestrutura.“É uma atividade econômica fundamental e, como qualquer outro setor produtivo, está cada vez mais vinculada à responsabilidade ambiental e social. Hoje, não existe mineração legal e responsável sem atender a essas normas”, reforçou.

Apoio - O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel. Mais informações pelo site www.expominerio.com.br

A Expominério 2024 tem o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image