22 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020, 10:56 - A | A

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020, 10h:56 - A | A

HUMANIZAÇÃO

Serviços ofertados pelo “Hotel Albergue” ajudam a reconstruir histórias de pessoas em vulnerabilidade social

Redação

Implantado pela Prefeitura de Cuiabá em  parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, o “Hotel Albergue”, segue no atendimento as pessoas em situação de vulnerabilidade social as protegendo da disseminação do novo Coronavírus.

A iniciativa, que conta com o acompanhamento direto da primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, possibilita ainda que os acolhidos tenham acesso a documentação. A iniciativa abarca ações de emissão de registro geral (RG) e da certidão de nascimento, por meio de um trabalho realizado pela equipe da Defensoria Pública e da Perícia Oficial e de Identificação Técnica (Politec).

Quem não conseguia esconder tamanha satisfação de receber a carteira de identidade na manhã desta segunda-feira (14), foi o senhor Benedito da Silva, 51 anos. Ele que está no Hotel há pouco mais de um mês.

Com o documento, ele tem a expectativa de conseguir retornar ao mercado de trabalho. O próximo passo será buscar uma qualificação. “Agora com a minha identidade será mais fácil até para procurar uma oportunidade do mercado de trabalho. Sem isso, não conseguimos ter acesso a nada”, agradeceu Benedito.  

Graças a parceria, mais de cinquenta pessoas já foram contempladas com a documentação, seja na busca das certidões junto aos cartórios e confecção de identidades. Além também da regularização de documentos dos estrangeiros, sendo esse um trabalho em parceria com a Pastoral de Imigrantes.

Levantamento da Assistência Social aponta que pelo menos  dez imigrantes foram atendidos, entre cubanos, venezuelanos, colombianos e haitianos.

Hoje, a unidade de acolhimento do município, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, abriga 77 pessoas em risco de vulnerabilidade social.

“Estamos trabalhando para devolver a cidadania dessas pessoas, além também do resgate da dignidade. Com a documentação, é possível o acesso para recebimento do auxílio emergencial ofertado pelo Governo Federal. Só temos a agradecer essa importante ajuda realizada pela Defensoria Pública”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.  

No “Hotel Albergue” são executados os mesmos procedimentos aplicados nas unidades municipais, com regras e normas a serem seguidas e respeitadas pelos acolhidos.

FUNCIONAMENTO- Além do acesso a documentação, são oferecidos cortes de cabelo, todas às segundas e terças. E nas terças e quintas, a equipe do Consultório da Rua  (da Secretaria Municipal de Saúde) realiza atendimentos médicos, com encaminhamentos para exames e entrega de medicamentos, quando necessário.

Ainda conforme a secretária, são atendidas na unidade pessoas que já encontravam-se em situação de vulnerabilidade social e acompanhadas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

ALBERGUES MUNICIPAIS- Já nas demais unidades de acolhimento da Prefeitura de Cuiabá (três albergues municipais), as vagas são destinadas as pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguiram mais retornar a seus domicílios.

“A distribuição das vagas é realizada de acordo com o perfil de cada pessoa. Na sequência é realizado o encaminhamento às unidades dos Centros de Referência Especializado em Assistência (Creas), tanto do Centro como da Morada do Ouro”, esclareceu a secretária.

Hellen pontuou ainda sobre a necessidade em conseguir encaminhá-los para uma das unidades de acolhimento e fazer com que elas entendam e percebam a importância do isolamento social nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua, nossa missão é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Todos os dias ocorrem desligamentos voluntários devido a dificuldade de permanecer em isolamento social. Por isso, o número muda de um dia para o outro conforme as ações de acolhimento e desligamento”, reforçou Ferreira.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente, sendo realizado por meio do Projeto Quero te Conhecer com ações feitas pela equipe de abordagem nos principais pontos de concentração dessas pessoas. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image