Os mais de 1.800 projetos inscritos nos editais da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso estão sendo analisados por uma força-tarefa criada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel. Esta demanda ficou reprimida devido a pandemia do coronavírus.
Somente para o edital do programa “MT Nascentes”, foram apresentadas 1.099 propostas. Para este edital, serão destinados mais R$ 16 milhões, podendo atender 445 projetos dos mais variados segmentos culturais.
Também serão analisadas propostas dos editais “Conexão Mestres da Cultura”, “ MT Criativo”, “Circuito de Mostras e Festivais” e o “Conexão Cultura Jovem”.
Pelo caráter emergencial da Lei Aldir Blanc, que visa amparar o setor cultural prejudicado pela pandemia da Covid-19, os cronogramas dos cincos editais contam com poucos dias para a habilitação e seleção dos projetos.
A força-tarefa tem a missão de organizar as inscrições em processos administrativos e fazer o procedimento de habilitação e seleção dos projetos. Os trabalhos já começaram e os resultados estão previstos para serem publicados em 24 de novembro.
A partir daí, começa a fase de recursos e a formalização do termo de compromisso especial, que inclui a apresentação de documentação complementar e procedimentos internos para pagamento dos aprovados até o dia 31 de dezembro.
O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado disse que a quantidade de projetos apresentados, demonstra a confiança e esperança do setor cultural nesses editais e que a Secel, está reforçando os trabalhos para garantir a retomada das atividades culturais no estado logo no início do próximo ano.