18 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 06:15 - A | A

Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 06h:15 - A | A

OFICINA DE PÁSCOA

Oficina gratuita de chocolate prepara mulheres para gerar renda durante a páscoa

Redação

Mais de 40 mulheres dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram da oficina de chocolate, promovida pela Prefeitura Municipal. Encerrado na última semana, o encontro foi na cozinha industrial do Senai e capacitou as participantes para produzirem ovos de páscoa, trufas e pão de mel. A ação teve como objetivo impulsionar as mulheres que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS a aprenderem novas habilidades, trabalhando a autonomia delas e ainda as estimulando à independência financeira, por meio da comercialização dos itens produzidos. 

Numa visão macro, o gerente regional do Senai, Bruno Cavalcante, destacou o potencial que oficinas como essa têm para geração de renda de muitas famílias e seu impacto positivo na cadeia de produção. Para Bruno, o fato de mais pessoas decidirem empreender nos seus bairros movimenta a economia da região de forma micro, o que, em consequência, pode refletir no aumento da demanda por mão de obra qualificada dentro das indústrias fornecedoras, resultando de maneira macro. “Uma ação que a gente pode achar que é pequena, mas que tem uma interferência direta no porque nós existimos aqui pelo Senai. É uma família que vai ter mais renda, que vai consumir mais e aí a gente começa um ciclo tão virtuoso de crescimento, de geração de renda e o município vai crescer”, considerou.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso participou do encerramento e destacou a realidade da maioria das participantes. “muitas das mulheres que estavam aqui não conseguem ir para o mercado de trabalho, são idosas, mães de pessoas com deficiência, têm familiares que estão acamados e precisam de cuidados. Nesses casos a gente não consegue ofertar uma vaga de emprego em horário comercial, mas ofertamos oportunidade de gerar renda dentro das próprias casas e assim melhorar a qualidade de vida delas”, declarou. 

A participante Carla Araújo relatou que a oficina enriqueceu seu conhecimento, segundo ela foram esclarecidos muitos detalhes do trato adequado que é preciso ter com o chocolate. “Agora temos mais essa oportunidade de ganhar uma renda extra, muitas mulheres vão sair daqui com a cabeça fresca para investir. A gente acha que mexer com chocolate é muito fácil, só manusear e derreter, mas tem muitos detalhezinhos que aprendemos aqui”, detalhou.

Nas unidades também são realizadas outras oficinas que possibilitam geração de renda, como a de costura criativa que já capacitou dezenas de mulheres. “Quando a gente entrega oportunidade para as pessoas também proporcionamos transformação social. A oficina de chocolate que foi realizada aqui na cozinha do Senai durante três dias antecedeu a páscoa para que elas tenham tempo suficiente de aprender a produzir, confeccionar os doces e depois comercializar”, completou a secretária.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image