21 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 08:14 - A | A

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 08h:14 - A | A

BALANÇO DA GESTÃO

Máquinas evitaram que mais de 40 mil embalagens fossem descartadas de forma irregular

Redação

Aproximadamente 40 mil embalagens deixaram de sujar as vias públicas, entupir bueiros, poluir córregos e o Rio Cuiabá e ganharam a destinação correta por meio das máquinas Cuiabá Recicla. Instaladas pela Prefeitura de Cuiabá em pontos estratégicos da cidade, neste ano, os equipamentos permitem que o cidadão efetue a troca de materiais recicláveis por benefícios como recarga no cartão transporte, créditos para celular, desconto em compras na livraria Saraiva e crédito em contas PagBank. 

De acordo com monitoramento, de janeiro a dezembro deste ano, cada máquina recebeu uma média de 3,7 mil de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Todos os materiais recolhidos foram destinados às cooperativas de reciclagem que trabalham em parceria com a Prefeitura. O levantamento também aponta que, no mesmo período, o equipamento foi utilizado por mais de 5 mil pessoas.

O departamento de sustentabilidade do Município avalia os números como positivos, levando em consideração as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que impactaram diretamente na circulação de pessoas pela cidade. “Outro ponto a ser observado é que se trata de um serviço relativamente novo, o qual a população ainda está conhecendo e aprendendo a utilizar essa ferramenta para transformar a reciclagem em um hábito”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Uma das 5 mil pessoas que já utilizaram as máquinas é Ketely Silva. A jovem trabalha como lojista no Pantanal Shopping, onde está situado um dos pontos de troca, e aproveita a proximidade com a máquina para dar sua contribuição. “É um projeto que mostra que podemos fazer algo útil com latas, garrafas, copos. Ao invés de deixar em qualquer lugar, colocamos para a reciclagem e, dessa forma, fazemos algo que acrescente positivamente na natureza”, destaca a lojista.  

Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. As máquinas possuem capacidade para armazenar cerca de 1,2 mil embalagens e são equipadas com um sensor que avisa quando 80% da capacidade é atingida. “Ofertamos algumas vantagens para estimular a participação popular. Mas, dentro desse processo, a maior vantagem é a preservação da natureza, as ruas, praças e parques limpos, os riscos de alagamento diminuídos”, ressalta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira de Deus.

COMO PARTICIPAR?

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Triciclo (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.

Neste momento, as máquinas do Cuiabá Recicla estão nos seguintes locais: Terminal Urbano do CPA I, Estação Alencastro, Parque da Família, Parque Tia Nair, Parque das Águas, Lagoa Encantada, Mercado do Porto, Shopping Popular, Pantanal Shopping e Wantuil de Freitas. Além disso, dois novos locais estão sendo definidos para instalação do equipamento. 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image