28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 14:12 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 14h:12 - A | A

CAUSA ANIMAL

Mais de mil pessoas receberam orientações em dois dias de programação na Praça Alencastro

Redação

"Trabalhar em parceria com as pessoas que batalham pela causa animal fortalece as iniciativas da Prefeitura de Cuiabá nessa meta, e a participação da população que compareceu no evento demonstra o quanto é necessário que estejamos engajados nessa tarefa que só aconteceu porque tem o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego, e a sensibilidade da primeira-dama Márcia Pinheiro”, destacou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiana Soares. O evento, pensado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Bem-Estar Animal, aconteceu durante dois dias na Praça Alencastro, sendo 29 e 30 de abril, e alcançou diretamente mais de mil pessoas, sendo que 748 delas registraram a presença e receberam informações, orientações e sanaram dúvidas no trato com o animal.

Na oportunidade, a Unidade de Vigilância em Zoonoses vacinou 231 entre cães e gatos, sendo a maior procura no último dia da programação, quando foram contabilizados 143 das doses aplicadas. Além disso, mais de 200 guias de castração foram entregues pelo gabinete do vereador Sargento Vidal, parceiro do Abril Laranja, sendo 100 gratuitas para pessoas cadastradas em programas sociais e outras 100 (50 para cães e 50 para gatos) com desconto de 50%.

A Bem-Estar Animal resgatou na tarde do último dia do evento um cãozinho sem raça definida que usava uma coleira peitoral e supostamente teria sido abandonado na Praça Alencastro, aproveitando o movimento das pessoas. É um animal adulto, mas jovem, com sintomas de tosse, muitos carrapatos e mancando de uma pata. Ele foi encaminhado para a clínica para avaliação e confirmação de que não é portador de nenhuma doença infectocontagiosa e depois será levado para a Bem-Estar Animal.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“É a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro que tem a sensibilidade do secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Juares Samaniego, e a parceria de diversas Ongs, munícipes que vieram comercializar seus produtos e abrilhantar a programação, além das Secretarias de Turismo, a da Mulher, a de Cultura, o Horto Florestal, os empresários do ramo de ração, enfim, é um contexto que contribuiu para que fosse uma iniciativa de sucesso. Uma de muitas que vão acontecer”, explicou um dos representantes parceiros que preferiu não se identificar.

A Zoonoses também se destacou com a equipe de endemias com exposição do ciclo evolutivo do mosquito da Dengue e animais sinantrópicos, que são animais que coabitam com o ser humano como cobras, escorpiões, caramujos, morcegos, aranhas e tantos outros. As amostras de vários desses animais em vidros e tamanhos diversos chamavam a atenção do público visitante.

As Ongs parceiras OPA-MT, Tampatinhas, Orfanato Gataria da Lu Edu (OGLE-MT), Amor aos Animais e protetores independentes contribuíram exibindo produtos que são vendidos para ajudar nas ações com os animais.

Uma variedade de sabores do paladar como acarajé, biscoitos, pipoca gourmet, mel, salgados, Maria Isabel e outros quitutes marcaram a programação.

Além disso, praticamente 400 mudas frutíferas foram doadas pelo Horto Florestal Tote Garcia.

 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image