25 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 09:59 - A | A

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 09h:59 - A | A

ALAGAMENTO

Após chuva na grande Cuiabá, terminal de ônibus se 'transforma' em piscina

Olhar Direto

A chuva que caiu na região da grande Cuiabá, na tarde da última quarta-feira (27), 'transformou' o Terminal André Maggi, localizado em Várzea Grande, em uma grande piscina. O local ficou completamente alagado, causando transtornos para os usuários dos transporte coletivo.




Conforme usuários, a situação é corriqueira na região em época de chuva. A falta de estrutura também é outro destaque negativo. Vale lembrar que havia a previsão da mudança do terminal para as proximidades do Aeroporto Marechal Rondon, por conta do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Porém, com o projeto ainda sendo uma incógnita, a mudança não ocorreu.

“Está causando transtornos para quem depende do transporte público e precisa passar por aqui. Uma calamidade nesse terminal. É perigoso estar em contato com essa água, que pode ser contaminada, e não tem nem como fugir”, disse Cristiane Fernandes, secretária do lar, em entrevista ao G1.

Ao Olhar Direto a Prefeitura de Várzea Grande informou que tem sete equipes, envolvendo as principais secretarias (Viação e Obras; Serviços Públicos; Saúde e Educação) para uma avaliação de estragos, até agora normais, para um volume de chuva três vezes maior do que o previsto.

Queda de árvore

Duas árvores caíram e atingiram um carro e um ônibus do transporte público, durante a chuva na tarde desta quarta-feira (27).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o carro SpaceFox, de  cor preta, estaria trafegando pela rodovia Palmiro Paes de Barros, quando foi atingido por uma árvore. Apesar do susto, ninguém se feriu. Uma equipe esteve no local para remover a árvore da pista. Agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) deram apoio na ação.

No total, segundo medições automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram mais de 12mm de chuva durante a tarde.

Cuiabá

Situada no centro oeste do país, Cuiabá possui clima tropical úmido, com temperaturas elevadas e alto índice pluviométrico. Sofre grande influência dos sistemas extratropicais, tais como sistemas frontais originados no sul do país.

O total anual de precipitação gira em torno de 1350mm. As chuvas concentram-se no período de final de Setembro a Maio, mas é no verão que a precipitação ocorre em maior quantidade.

A precipitação máxima mensal ocorre, em média, no mês de Janeiro, aproximadamente 215 mm. No restante do ano, as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image