De olho no aumento do consumo do café no País e querendo maior participação neste mercado, o Governo de Mato Grosso vai reforçar o setor com investimentos de R$ 5 milhões.
Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) o Governo colocou em prática o Programa “MT Produtivo Café” que já elaborou o diagnóstico da cadeia agroindustrial da cultura no Estado.
Com essas informações a Seaf, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e prefeituras, passou a entregar mudas de café clonal de variedades conilon e robusta, as mais produtivas no Estado.
Aos agricultores familiares participantes do programa, como os dos municípios das regiões médio-norte e centro sul, como Sinop, Tangará da Serra e Cáceres, já receberam 45 mil mudas, e de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 outras 160 mil serão entregues.
A previsão é de que até o final de 2022 alcance o total de 3,5 milhões mudas de café clonal disponibilizadas para os 50 municípios que integram o MT Produtivo Café.//
Segundo o superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Lima, o programa pretende incrementar e renovar a área de café no Estado em cerca de mil hectares até 2022 atendendo 700 famílias da agricultura familiar de Mato Grosso.//