09 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 16:24 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 16h:24 - A | A

AGRICULTURA FAMILIAR

Em festival da agricultura familiar, Governo Federal anuncia medidas que atendem reivindicações do setor

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo participa do evento que fortalece a agricultura familiar.

Redação

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, o FESTIVAL “Cultivando Saberes, Sabores e Tradições" e a Feira Nacional da Agricultura Familiar” pretendem reunir pelo menos 2000 pessoas até dia 28 de julho para fortalecer relações sociais solidárias, a cultura local e os saberes tradicionais.

A Secretaria-Geral recebeu, em março desse ano, a pauta de reivindicações da agricultura familiar chamada PAC da Agricultura Familiar e a partir dela está construindo o segundo caderno de respostas à confederação. O primeiro caderno foi entregue à entidade em 2023 com todas as ações que os ministérios iriam preparar para atender cada um dos pontos de reivindicação dos agricultores familiares do Brasil.

Durante o evento, o ministro Márcio Macêdo participou da assinatura de medidas que atendem parte das reivindicações apresentadas pela agricultura familiar no ano passado. E destacou a importância do trabalho do governo voltado para a população que mais precisa. “Os ricos se viram. Governo precisa ter política pública para atender quem mais precisa. O governo é para todos, mas a prioridade é e tem que ser para o povo trabalhador do Brasil, as medidas que anunciamos aqui mostram essa prioridade” disse Márcio Macêdo.

Com fala direcionada aos agricultores e agricultoras do país, Paulo Teixeira expressou a gratidão pelo trabalho prestado. “Vocês são extremamente importantes para o desenvolvimento do país. São gerações de trabalhadores e trabalhadoras rurais que resistem e que ajudam a alimentar o Brasil.”  afirmou Teixeira.

Uma das medidas mais esperadas foi a assinatura da portaria de criação do Assentamento Chapadinha, no Distrito Federal, com 453 hectares e capacidade para 41 famílias produtoras de morango orgânico. O ministro Márcio Macêdo visitou os produtores do Chapadinha no início desse ano e prometeu colaborar no processo de regularização do local que produz toneladas de alimento orgânico. O Assentamento Triangulo, em Goianésia do Pará, com 2.538 hectares e capacidade para 125 famílias também teve sua portaria de criação assinada durante o evento. Durante o festival também foi anunciada a obtenção de outras seis áreas no estado do Pará, que somam o total de 17.988 hectares e atenderão famílias da CONTRAF.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Programa Terra da Gente

Os ministros anunciaram o lançamento de 109 editais de seleção que atenderão 7.582 famílias e a homologação de 3.096 novas famílias na Relação de Beneficiárias do PNRA, por meio da conclusão de 58 Editais já lançados. Outra medida anunciada foi o pagamento de créditos instalação no valor R$163.043.500,00 em todo o Brasil, no ano de 2024.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image