19 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2019, 15:04 - A | A

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2019, 15h:04 - A | A

PROJETO

Horto Florestal recebeu quase 27 mil alunos em projetos de educação ambiental inclusiva

OLHAR CONCEITO

Quase 27 mil estudantes visitaram o Horto Florestal em 2019, participando de atividades voltadas à educação ambiental inclusiva. Com o foco em sustentabilidade ambiental, foram promovidas 101 palestras para alunos de escolas públicas, particulares e universidades.


O Horto Florestal é uma área pública vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, produção de mudas e arborização da cidade, desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.


“Este ano, o Horto, mesmo em reforma, recebeu cerca de 26 mil estudantes de escolas públicas, privadas e universidades. E isso é visão, integração e humanização que o nosso gestor Emanuel Pinheiro prega e que nós trabalhamos para cumprir”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

De acordo com a assessoria, em 2019 foram desenvolvidos quatro projetos durante o ano: Cuiabá e suas transformações ambientais nestes 300 anos; Dia da Água na comunidade Coxipó do Ouro, Gincana Ecológica e Natal Ambiental. Todos foram executados pela equipe especializada do Horto em parceria com a Faculdade de Cuiabá (FAUC), a Universidade de Cuiabá (UNIC), o Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e a Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA).

“Não fazemos nada sozinhos e os nossos parceiros foram essenciais para que concluíssemos este ano com saldo positivo de ações do Horto. Além das palestras e visitas, nós também realizamos a distribuição de mudas aos servidores no dia deles. A adesão foi grande e entregamos 780 mudas aos trabalhadores da Prefeitura de Cuiabá”, comentou a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena.

Horto Florestal

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.
 

No Horto, é possível encontrar o viveiro de mudas, local onde são produzidas as mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. A vegetação predominante é de mata ciliar com espécies típicas dos gêneros Alchornea (“gurupiá”), Celtis (“sarã”), Inga (“ingá”) e Anadenanthera (“angico-branco”), e algumas espécies remanescentes de cerradão. Ao lado da vegetação natural foram introduzidas espécies arbóreas exóticas. Em 2019, foram recebidos em seu espaço verde 26.792 alunos, dentre estudantes de escolas públicas, particulares e universidades. 
 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image