Mães de crianças que estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Cuiabá reclamam da falta de alimentação adequada aos pacientes. Não há dieta elaborada de acordo com a necessidade de cada enfermo e também as refeições são servidas fora do horário.
Uma das mães está com a filha internada desde o dia 28 de novembro. A criança foi picada no pé por um inseto e o ferimento se agravou, começando a necrosar o pé da menina.
“Só mandaram para a UTI porque eu insisti. Ela estava com febre de 40°C, plaquetas baixas, não andava. Hoje ela está bem, mas até essa segunda-feira tinha esse problema, comida salgada, crianças a base de sopa porque não tinha a dieta certa”, afirma.
Em um vídeo encaminhado ao , outra mãe relata que o filho estava sem comer porque é intolerante a lactose e tem outras alergias. O hospital mandou macarrão e pão para a criança, que não consumiu o alimento e estava e mantendo com a mamadeira que a mãe trazia para ela de casa.
A mulher conta que crianças estão há dias sem se alimentar direito por falta da dieta adequada. Relata que houve dias de pacientes e acompanhantes jantarem às 23h30 e tomarem café da manhã às 10h.
Outro lado
Em relação ao questionamento da mãe de um paciente quanto à alimentação na UTI Pediátrica do HMC, a Secretaria Municipal de Saúde informa:
-De fato houve uma falha de distribuição de alimentos para crianças com restrições alimentares.
-A senhora que fez a denúncia falou diretamente com o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, que, tão logo soube do problema entrou em contato com a direção do hospital, que imediatamente corrigiu a falha.
-O secretário pede desculpas aos pacientes e reitera que o HMC está funcionando na sua totalidade há menos de um mês e que todo o esforço possível está sendo feito para minimizar falhas.