13 de Novembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 16:33 - A | A

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 16h:33 - A | A

ELEIÇÕES 2024

Seja pela maioria ou WO; veja vencedores na disputa pelas prefeituras em Mato Grosso

Com uma presença nas urnas cada vez maior, alguns municípios do estado marcaram recordes de votação no primeiro turno

Pablo Vicente | Redação

O momento mais importante para os municípios brasileiros ocorreram no dia 6 de outubro. Nesta data, os cidadãos tiveram o poder de mudar o destino de suas cidades, e essa mudança aconteceu em 65 municípios mato-grossenses. Mato Grosso possui 142 municípios, incluindo Boa Esperança do Norte, que elegeu, pela primeira vez, um gestor para a cidade mais nova do estado.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Existem algumas regras para que seja possível um segundo turno, o que faz com que nem todas as cidades estejam aptas para isso. Em Mato Grosso, a única cidade que terá de voltar às urnas no dia 27 de outubro é Cuiabá, que possui uma população superior a 200 mil habitantes e onde nenhum candidato obteve mais de 51% dos votos válidos. Segundo o TSE, para que uma cidade tenha segundo turno, é necessário que sua população seja maior que 200 mil habitantes e que nenhum candidato tenha alcançado mais de 50% dos votos válidos.

Concorrendo sozinhos, 9 municípios tiveram apenas um candidato, e, nesses casos, apenas um voto já foi suficiente para garantir a vitória. São eles:Julio Cesar dos Santos (MDB), no município de Apiacás. Aos 49 anos, o candidato foi reeleito.Jackson de Oliveira, conhecido como Juninho (União Brasil), no município de Castanheira. Aos 46 anos, foi reeleito.

Aldecir de Souza, conhecido como Marrom (União Brasil), no município de Denise. Aos 46 anos, foi reeleito.Marcelinho da Bem (União Brasil), no município de Lambari D’Oeste. Aos 40 anos, foi reeleito.

Celso Padovani (União Brasil), no município de Marcelândia. Aos 61 anos, foi reeleito.Clenei Pereira (União Brasil), no município de Ponte Branca. Aos 47 anos, foi reeleito.Vanderlei de Abreu (MDB), no município de Porto dos Gaúchos. Aos 47 anos, foi reeleito.

Thiago Engenheiro (PSB), no município de Santa Terezinha. Aos 35 anos, foi reeleito.

Eduardo Português (PSB), no município de São Pedro da Cipa. Aos 54 anos, foi reeleito.Conheça alguns dos candidatos eleitos no primeiro turno:

Flávia Moretti (Partido Liberal) venceu a disputa pela prefeitura de Várzea Grande, concorrendo contra Kalil Baracat, que tentava a reeleição. Nascida em Ribeirão Preto (SP), Flávia é advogada e presidente do PL Mulher em Várzea Grande. Durante sua campanha, focou em apresentar uma abordagem diferente da tradicional política local, dominada pela família Campos.

Claudio Ferreira (Partido Liberal) foi eleito prefeito de Rondonópolis, obtendo 56.356 votos, o equivalente a 45,74% dos votos válidos. Em 2020, tentou a prefeitura pela primeira vez, ficando em terceiro lugar. Claudio já foi Deputado Estadual e liderou uma coligação composta por PP, PL, Podemos, DC, PSB e Cidadania.Roberto Dorner (Partido Liberal) foi eleito em Sinop. Empresário do ramo de navegação e agronegócio, chegou a Sinop na década de 1980 e contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. Em 2020, foi eleito prefeito pela primeira vez. Além de sua carreira na política e no agronegócio, Dorner é dono de emissoras de TV como a TV Cidade e TVs Rondon.Alei Fernandes (União Brasil) foi eleito em Sorriso, com 51% dos votos, derrotando Damiani da TV (MDB). Empresário, Alei recebeu forte apoio do atual prefeito Ari Lafin (PSDB) e do governador Mauro Mendes.

Vander Masson (União Brasil) foi reeleito em Tangará da Serra com 72% dos votos. Sua gestão é reconhecida pelo foco no desenvolvimento econômico e na infraestrutura, além de sua articulação no setor empresarial.Miguel Vaz (Republicanos) foi reeleito em Lucas do Rio Verde com 75% dos votos. Com grande aprovação de sua gestão anterior, Miguel Vaz continuará focado no desenvolvimento local.

Dr. Adilson Gonçalves (União Brasil) foi reeleito em Barra do Garças com 69% dos votos válidos, em uma eleição que contou com a participação de 34.599 eleitores. Médico e ex-delegado de polícia, Dr. Adilson é conhecido por seu diálogo aberto com a população e suas melhorias na infraestrutura e serviços públicos da cidade.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image