Com investimento de R$ 42 milhões, a nova Estação de Tratamento de Esgoto do Tijucal (ETE Tijucal) irá beneficiar 147 mil pessoas, em 67 bairros. A estação faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal, cuja ampliação é resultado do investimento de R$ 100 milhões.
“A nova ETE Tijucal está aparelhada com um moderno sistema de remoção de sólidos contidos nos esgotos domésticos, como, por exemplo, embalagens plásticas. Com procedimentos de desinfecção mais ágeis e seguros, a estação faz, hoje, com que o Rio Coxipó deixe de receber, diariamente, cinco toneladas de carga poluidora”, explica a diretora geral da Águas Cuiabá, Paula Violante.
Construída em 1999 com capacidade operacional de 30 litros por segundo, a ETE Tijucal tinha, em 2017, condições de tratar 120 litros de esgoto por segundo. Hoje, trata 250 litros por segundo e está preparada para processar até 500 litros de efluentes sanitários domésticos a cada segundo. A estação também conta, agora, com moderno sistema de tratamento de esgoto, elevando sua eficiência e a possibilitando tratar, por dia, mais 22 milhões de litros.
A estrutura está situada em uma área de 37 hectares. Para levar os esgotos até ela, foram implantados, durante dois anos de obras, 55 mil metros de redes coletoras e construídas nove estações elevatórias. Toda essa estrutura de esgotamento sanitário compõe o Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal. Na região atendida pela unidade encontram-se cerca de 25 mil residências, mais de mil estabelecimentos comerciais, 25 escolas, oito unidades de saúde, incluindo um hospital, oito creches e quatro centros comunitários.
Com as obras para ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário, Cuiabá passa a contar com 61% de coleta e tratamento de esgoto. Até 2024, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o município chegará a 91% de cobertura.