Durante fiscalização realizada no km 294, da BR 174, no município de Pontes e Lacerda MT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), identificou um caminhão trator com modificação ilegal no sistema de escapamento.
A tubulação foi alterada para desviar os gases de combustão antes de passarem pelo catalisador, permitindo que fossem liberados diretamente na atmosfera sem filtragem, o que aumenta a poluição e o nível de ruído.
Ao ser questionado, o condutor revelou que a modificação foi realizada há cerca de dois meses em uma oficina no estado do Paraná, com a intenção de aumentar o barulho do escapamento, e que o proprietário do veículo estava ciente da alteração.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Além de configurar crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, a prática pode resultar em danos à saúde pública e ao meio ambiente.
O motorista prestou compromisso de comparecer ao JECRIM e o caminhão trator foi apreendido para regularização.
Este caso ressalta a importância de os motoristas verificarem a legislação antes de realizar alterações em seus veículos, para evitar violações que podem ter sérias consequências ambientais e legais.
A fiscalização da PRF é crucial para identificar e coibir essas práticas, garantindo a conformidade com as normas ambientais e a proteção da saúde pública e do meio ambiente.