Regina Botelho
Da Redação
As obras de duplicação da Br-163/363/MT serão entregues nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia. As obras fazem parte da duplicação da BR-163/364/MT, entre Cuiabá e Rondonópolis, em um trecho de 174 km que contam com duplicação e restauração. A via duplicada está sendo executada em pavimento de concreto, tecnologia que tem como vantagens, maior durabilidade e economia nos serviços de manutenção. “Para o mês de janeiro de 2020, está programada a entrega do contorno de Juscimeira, na mesma rodovia federal. Além de diminuir consideravelmente o tempo de viagem dos usuários e facilitar o escoamento da produção brasileira, a obra também reduziu o número de acidentes frontais de veículos na rodovia”, pontua o diretor do DNIT. A duplicação da BR- 163/364 é uma antiga reivindicação da população que utiliza a via. A duplicação conta com obras no Distrito Industrial de Cuiabá, onde estão sendo erguidos quatro viadutos e a ampliação das ruas laterais (que são as principais entradas no perímetro urbano de Cuiabá).
O trecho do Distrito Industrial tem 42,40 km de extensão, que se inicia no segmento em concreto da Serra de São Vicente até o viaduto existente no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes (BR-070/MT). Hoje, a média diária nesse segmento da BR-163/364/MT supera os 8 mil veículos pesados, que interferem diretamente na mobilidade urbana de Cuiabá. A previsão é de que as obras sejam concluídas neste trecho em 2020. “A conclusão da duplicação da BR-163/364 será em meados de 2021, com a realização do contorno de Jaciara”, frisa Filho. Obras de duplicação da BR-163/364, em Juscimeira, no trecho entre Rondonópolis e Jaciara, começaram a entrar em um ritmo mais intenso, com novas frentes de trabalho.
Segundo o DNIT, nesse segmento serão construídos três contornos rodoviários: um no município de São Pedro da Cipa e dois em Juscimeira, sendo o do distrito de Santa Elvira e o do perímetro urbano propriamente dito. O contorno de São Pedro da Cipa terá cerca de 2,4 km de extensão, enquanto o de Juscimeira somará 7 km e o de Santa Elvira, que já está liberado para tráfego, 1,8 km. O objetivo principal é separar o tráfego doméstico de veículos (do perímetro urbano) do fluxo de longa distância. As intervenções no trecho entre Jaciara e Rondonópolis integram o empreendimento mais amplo de duplicação da BR-163/364 e estão orçados em R$ 370 milhões de investimento. De Rondonópolis a Jaciara, a BR-163 já tem 40 km duplicados e outros 20 km estão em obras.