Em uma jornada repleta de dedicação e superação, a jovem atleta cuiabana Lissandra Maysa, de apenas 22 anos, está prestes a realizar o sonho de sua vida: representar Mato Grosso nas Olimpíadas de Paris 2024 na modalidade salto em distância.
A atleta, que começou sua trajetória no esporte aos cinco anos, sempre viu sua paixão como uma forma de diversão antes de perceber o potencial que possuía.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Natural de Cuiabá, mas criada em Nossa Senhora do Livramento, Lissandra deu seus primeiros passos no atletismo em sua escola. “Na época, eu não tinha dimensão do esporte. Para mim, eu estava apenas brincando, me divertindo”, relembra.
Com o passar do tempo, ela começou a participar de corridas, como a do Reizinho, o que a ajudou a entender melhor o que significava competir.
Em 2014, a trajetória de Lissandra tomou um novo rumo quando ela se apresentou para um teste no Instituto Vicente Lenílson Atletismo (IVL), em Cuiabá. Sob a orientação de sua treinadora, Maria Aparecida de Souza Lima, que foi atleta olímpica no salto triplo em Atlanta 1996, Lissandra começou a moldar sua carreira no atletismo.
“Já participei de várias competições importantes, como Troféu Brasil, Ibero-Americano, e competições internacionais que me levaram até as Olimpíadas”, destaca.
Após anos de treinamento e competições, Lissandra decidiu voltar para Cuiabá para aprimorar seu desempenho. “Vim para Cuiabá porque em Livramento não tem pista de atletismo. Lá, eu só iniciei minha trajetória. Aqui, construí minha carreira e meu sonho, sempre contando com o incentivo do Governo de Mato Grosso. O difícil em Cuiabá é conseguir patrocínio”, explica.
A emoção de ser convocada para as Olimpíadas é uma lembrança vívida para Lissandra. “Eu estava voltando da fisioterapia quando meu treinador me disse: 'Nós estamos nas Olimpíadas'. Não acreditei, liguei na hora para minha mãe e meu pai. Ele chorou muito, toda a família comemorou”, relata emocionada. Para a atleta, este momento é a realização de um sonho que envolve toda a sua família, que sempre a apoiou. “Meus avós sempre me acompanharam, meu tio me ajudou muito. Minha avó faz a minha alimentação e minha mãe cozinha tudo saudável. Todos sonharam com esse momento”, conta.
Com uma rotina intensa de treinos, Lissandra se dedicava todos os dias, de manhã e à tarde, com treinos em casa aos sábados e descanso aos domingos. Além disso, a jovem se inspira em sua ídola, a saltadora Ivana Španović, campeã mundial em 2023. “Me inspiro nela”, afirma.
Preparada e confiante, Lissandra se sente pronta para competir. “Venho treinando muito, é um mix de sentimentos, mas estou confiante”, diz.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam nesta sexta-feira (26) e vão até o dia 11 de agosto de 2024, com o atletismo iniciando as competições no dia 6 de agosto. A trajetória de Lissandra Maysa é um exemplo de que com determinação e apoio familiar, é possível transformar sonhos em realidade, levando Mato Grosso ao cenário mundial do esporte.