Nesta terça-feira (13), os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) e das Mulheres lançaram a estratégia Elas Empreendem, uma coalizão intersetorial de 23 organizações, entre órgãos e entidades da administração pública federal e bancos que, unidos, buscam promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social, econômica, e de desenvolvimento do país.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Na reunião, a secretária executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno, destacou que a pasta tem realizado mesas de debates com mulheres para debater políticas públicas sob a perspectiva de gênero. “A ideia dessas mesas é chamar para debater as principais políticas do ministério mulheres daqueles setores. A primeira mesa de debate foi sobre empreendedorismo feminino, para discutir, na época, o decreto do empreendedorismo feminino”, explicou Damasceno.
O comitê gestor do Elas Empreendem, do qual o MDIC faz parte, vai trabalhar em quatro eixos principais: acesso ao mercado e inclusão socioprodutiva; acesso à tecnologia e à inovação; acesso ao crédito; e educação empreendedora.
O Brasil tem mais de 10 milhões de brasileiras empreendedoras. Na reunião, foi apresentado o estudo Panorama do Empreendedorismo Feminino no Brasil, realizado em parceria entre MDIC, Memp e PNUD, que servirá de subsídio para os debates do comitê gestor para promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social, econômica e de desenvolvimento do País.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou que as mulheres são a maioria dos chefes de família e que é importante esse olhar específico para a inclusão da mulher no empreendedorismo. “Essa é a realidade que nós mulheres vemos, e toda essa realidade vai influenciar o negócio. Toda essa realidade vai influenciar como ela vai exercer efetivamente o seu empreendedorismo”, ressaltou.
Já o ministro do Memp, Márcio França, apresentou medidas adotadas pelo governo para impulsionar o empreendedorismo e ressaltou a importância do comitê executivo do Elas Empreendem para acelerar os debates para reduzir desigualdades. “A gente conta com cada um de vocês nas orientações que a gente pode ajudar e acertar cada vez mais”, ressaltou.