Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Circuito Turístico Pantaneiro levou mais de mil pessoas para 24 horas de festa, cultura e tradição, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger. Participaram moradores de sete municípios, sendo eles Cuiabá, Nortelândia, Cáceres, Juscimeira, Rondonópolis, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, na celebração do Divino Espírito Santo promovida pela Família Alencastro, de 13 a 14 de julho.
Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, iniciativas como essa promovem o turismo regional e de tradição em Mato Grosso.
“O turismo faz questão de apoiar essas iniciativas que promovem a tradição e cultura da região. Foram 24 horas de festa com apresentações de Siriri e Cururu, comidas típicas, exposição de artesanato e gente de diversas cidades de Mato Grosso. As pousadas estavam esgotadas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é uma instituição que apoia diversas práticas em seus respectivos tamanhos desde que promovam o desenvolvimento econômico do Estado”, disse Maria Letícia.
A secretária de Cultura e Turismo do município, Quitéria da Costa, ressaltou como é importante a parceria com Sedec, que, conforme ela, ajuda a promover um resgate na região.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“Esse circuito é uma maneira de gerar emprego e renda para as pessoas da região, promover a gastronomia, a vivência da religiosidade entre as pessoas, mostrar a nobreza que o nosso povo carrega. É de suma importância essa parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo com a Sedec”, explicou a secretária.
O organizador do Circuito Turístico Pantaneiro, Wagner Belmiro Teixeira Silva, conta que as pousadas de Mimoso ficaram lotadas e foi necessário montar um camping para agregar todos os participantes.
“Essa etapa abriga, em especial, essa festa que é centenária aqui em Mimoso. A procura das pousadas foi muito grande e esgotou. Nós estamos conversando com os donos das pousadas para a possibilidade de expandir os quartos, a estrutura, para o ano que vem. Quem não conseguiu vaga está em barracas, também conversamos com moradores, alguns cederão quartos e salas para os visitantes quem vem participar da festa. O que estamos fazendo é para promover o turismo regional para resgatar a cultura regional”, afirmou Wagner.
Este evento faz parte da 3ª etapa do circuito, que ainda terá mais dois fins de semana de programação: de 20 e 21 de julho na Comunidade de Moquém, e de 27 e 28 de julho, em Santo Antônio do Leverger.