A Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc avaliou como positivo o balanço geral da Mostra Científica Virtual realizada pelas Escolas Plenas e Escolas Piloto do Novo Ensino Médio cujos professores e alunos são protagonistas das ações.
Em dezembro, no período de 7 a 11, foram realizadas as oficinas STEAM voltada para professores. Com isso, as escolas puderam apresentar os projetos inscritos com presença de professores e estudantes.
“O movimento de iniciação científica na educação básica é sempre importante, ainda mais quando aliada ao protagonismo e projeto de vida dos estudantes”, destaca o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Barbosa.
Isaltino ressalta que a perspectiva da inserção das tecnologias da educação pública é relevante para proporcionar meios para o protagonismo dos estudantes que ocorrem, de fato, na escola. “É extremamente positivo participar desse projeto”, assinala.
Waleska Gonçalves de Lima, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, explica que o foco é fomentar práticas de STEAM e fortalecer o trabalho em desenvolvimento nas escolas.
O projeto incentiva as práticas STEAM, acrônimo em inglês que se refere às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, na vertente de atividades e práticas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Engenharias e Linguagens por meio da Arte.
Todas as oficinas e lives com apresentação dos projetos estão gravadas e disponíveis no canal da educação de tempo integral.