O município de Lucas do Rio Verde, localizado a 332 km de Cuiabá, mais uma vez ganha destaque nacional com a conquista do Selo UNICEF - Fundo das Nações Unidas, pelo compromisso em proteger os direitos de crianças e adolescentes. O certificado foi destinado às cidades que se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
A gestão analisada foi de 2017 a 2020, do prefeito Luiz Binotti (PSD) eleito em 2016, que comemorou a conquista histórica do município. "É para fechar com chave de ouro. Assumimos um compromisso com o UNICEF, quatro anos atrás: colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da nossa gestão municipal. É a primeira vez na história que Lucas do Rio Verde recebe esse selo", ressaltou.
Emocionada após tanto trabalho e inúmeras ações na cidade, Rafaela Frizzo, primeira dama de Lucas do Rio Verde agradeceu o empenho de todos os envolvidos e, classificou esse Selo como um sinal da ótima gestão realizada por Luiz Binotti e toda equipe de 2017-2020, “Eu, Rafaela, agradeço toda equipe de Assistência Social e a Secretária Lucileide, pelo empenho e prática das inúmeras ações necessárias em nosso município, bem como a todas as secretarias e servidores envolvidos”, agradeceu.
Em 2020, o Selo UNICEF comemora 20 anos pelos direitos de crianças e adolescentes. É uma edição especial cheia de histórias e conquistas.
"A proposta do UNICEF é simples: estar perto de quem está ao lado da criança e do adolescente. Oferecer apoio, capacitação, ajudar a estruturar uma gestão por resultados e, acima de tudo, unir esforços para garantir direitos, sem deixar ninguém para trás", afirmou a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa, mas o Selo UNICEF foi concedido para apenas 431 municípios.
Em Mato Grosso, além de Lucas do Rio Verde, dez cidades receberam o Selo são eles: Arenápolis, Campo Verde, Diamantino, Gaúcha do Norte, Jaciara, Rondonópolis, Nova Brasilândia, Nova Marilândia e Querência.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.
Estão aptos a participar da atual edição do Selo UNICEF 2.314 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira – regiões que concentram a maior parte dos meninos e meninas excluídos ou em condições de vulnerabilidade social.Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe as ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.