As compras de Natal e Ano-Novo de 2020 serão menores do que as do ano passado, segundo pesquisa da Boa Vista realizada com cerca de 400 consumidores de todo o Brasil.
De acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados afirmam que pretendem gastar menos este ano do que em 2019, 14% vão gastar a mesma quantia e apenas 7% terão um fim de ano mais favorecido. No ano passado, eram 67% os que pretendiam gastar menos, e 11% os que planejavam gastar mais que no ano anterior.
Assim como o valor das compras, a quantidade de presentes comprados nest e fim de ano deve diminuir. Dos consumidores entrevistados pela Boa Vista, 79% vão presentear alguém neste Natal. Entretanto, 75% vão comprar menos presentes que no ano passado, contra 63% em 2019.
Na avaliação do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, mesmo que 2020 tenha sido um ano difícil para o setor que sofreu impactos devido à pandemia do novo coronavírus, o Natal é uma das datas mais aguardadas, movimentando diversos setores do comércio e proporcionando aquecimento da economia em vários segmentos.
“O Natal, as confraternizações do período são muito esperadas pelos comerciantes que podem recuperar grande parte das perdas sofridas durante o ano. Mesmo as pesquisas apontando menores gastos, a tradição fala mais alto, e é nisso que apostamos, que os consumidores irão presentear os mais próximos, principalmente, filhos, netos, sobrinhos, maridos, esposas, aquecendo as vendas e movimentando a economia local”, frisou Alves.
Segundo ele, os lojistas estão confiantes e preparados para receber os clientes, com segurança e hospitalidade. “É importante lembrar que em Cuiabá os horários estão bem flexíveis e a população pode ir às compras sem aglomerações”, pontuou, ao reforçar que não importa o valor do presente, e sim, que o consumidor não deixe de presentear um ente querido.
A pesquisa da Boa Vista confirma a previsão do presidente da Facmat e ACC e aponta que, em média, os consumidores vão dar presentes a pelo menos duas pessoas, e o valor médio por presente será de R$ 58,65, uma queda de 2% em relação ao valor apontado em 2019.
O valor médio total das compras de fim de ano será, de acordo com a pesquisa da Boa Vista, de R$ 545,49, o que, para 56% dos consumidores, corresponde a menos de 25% da renda familiar. Em 2019, o valor médio foi de R$ 564,96.
Local de Compra
Segundo a sondagem, 63% dos consumidores farão as compras em lojas físicas e 37% pela internet. Em 2019, esses números foram de, respectivamente, 77% e 23%, indicando uma alta nas compras on-line por conta da pandemia.
Dos 37% que comprarão on-line, 89% se sentem seguros em fazer compras na web (ante 88% em 2019), enquanto outros 11% têm algum tipo de insegurança (12% em 2019). A pesquisa aponta que 73% consideram que há chance de fraudes durante as transações on-line, um aumento na comparação com o ano passado, quando estes eram 53%.