Regina Botelho
Da Redação
O período de vendas de Natal é um dos mais importantes para o comércio varejista em geral. Entretanto, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), as vendas devem girar em torno 5,3% de aumento comparado com o ano 2018 e isso representa o melhor natal desde 2014. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), as vendas também devem ter um aumento significativo. “Esta data realmente é diferente, pois todos os setores conseguem alavancar vendas, já que os presentes são mais diversificados, do que em outras datas comemorativas”, disse superintendente da entidade, Fábio Granja.
O gasto médio por presente irá girar em torno de R$ 110 a R$ 130, sendo que cada pessoa irá comprar em média 4,3 presentes. Em nível nacional deverá ser girado em torno de R$ 56 bilhões de reais. Segundo a CDL, os empresários da capital mato-grossense estão otimistas, já que se aproxima a data de melhores vendas do ano para o comércio. O cenário de Mato Grosso é diferente dos demais estados, conforme avalia a instituição, já que economia funciona de forma diferenciada. A CDL Cuiabá prevê que mesmo os brinquedos sendo considerados como ‘carro-chefe’ da data, a perspectiva é de que outros segmentos peguem carona neste crescimento e que a lista de presentes para o Natal seja variada, beneficiando assim, outros segmentos. Entre a lista dos presentes com mais a procura deverá ficar da seguinte forma: roupas 58%, calçados 36%, perfumes/ cosméticos 31%, brinquedos 31%, smartphones/tablets 12%, eletrônicos 8% e eletrodomésticos 7%.
De acordo com levantamento da entidade a preferência de compras deve ser concentrada em 51% shoppings, 47% comércio de rua, internet/lojas online 29%. Com relação as formas de pagamento a vista em torno de 58% e a crédito próximo de 41%. Comerciantes e vendedores também aguardam otimistas as vendas nesta data, que aquece o comércio varejista com promoções em todos os setores no final do ano. “Nesse Natal não vai ser diferente, no ano passado ultrapassamos os 6% de incremento em termos de média e teve algumas empresas que conseguiram superar os 10%. Os números são bem significativos o que faz com que a gente crie uma expectativa muito mais positiva para o ano de 2019", destaca Fábio Granja.