A concessionária de serviços de água e esgoto de Cuiabá está fazendo uma operação para combater as ligações clandestinas, em conjunto com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Algumas autuações já estão na esfera judicial.
As fraudes deixam de medir, aproximadamente, 4.210 milhões de litros por dia. Com esse volume é possível abastecer mais de 6,3 mil unidades consumidoras regulares por dia e evitaria a intermitência de abastecimento em Cuiabá.
Uma casa no Bairro Jardim Atalaia já foi notificada oito vezes por uma ligação direta à rede de abastecimento de água, sem o relógio que mede o consumo. Os moradores vão responder criminalmente pelo crime.
Por mês, a Águas Cuiabá faz cerca de 500 notificações por causa de gatos de água.
A ligação clandestina pode contaminar a água que é distribuída nas outras casas da mesma rua.
Conforme a concessionária Águas Cuiabá, de janeiro a julho de 2019 já foram identificadas 3189 ligações irregulares em mais de 2.000 locais diferentes na cidade. Alguns locais a fraude é reincidente.
Para algumas fraudes, a companhia trabalha em parceria com a Politec solicitando perícias. Em 2019 já foram realizadas 74 perícias de furto de água.