26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 16:36 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 16h:36 - A | A

INFECÇÃO GENERALIZADA

Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte em MT, segundo laudo

G1

Uma criança de 3 anos de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está internada em estado grave no Pronto Socorro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, desde domingo (9). Amanda Vitória de Paula Mendes está com infecção generalizada, passou por duas cirurgias e aguarda uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um laudo médico apontou que Amanda precisa ser transferida com urgência para a UTI, pois corre risco de morte.

A família conseguiu uma liminar na Justiça, na quarta-feira (12), determinando que a paciente fosse transferida com urgência para uma UTI.

Conforme a decisão, havia uma vaga no Hospital Regional de Cárceres, a 220 km de Cuiabá, e a criança deveria ser transferida para o local.

No entanto, a família foi informada pelo hospital que a vaga já havia sido preenchida.

 
Médico cita risco de morte e internação na UTI com urgência — Foto: Arquivo pessoal

Médico cita risco de morte e internação na UTI com urgência — Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou, em nota, que a criança será transferida para uma UTI pediátrica na tarde desta sexta-feira (14), após a liberação de uma vaga ocupada por uma paciente que será transferida para a enfermaria.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que já autorizou o procedimento cirúrgico, que será custeado pelo estado, e determinou a cotação de preço de serviços necessários para o atendimento da criança, com urgência, e, se necessário, que a paciente seja encaminhada a uma unidade de saúde particular.

A tia da criança, Elen Karoline Sebastião de Paula, contou que Amanda estava com caxumba e foi a um hospital de Chapada dos Guimarães por duas vezes, na semana passada, até ser transferida.

“No domingo ela passou mal e estava com o pescoço roxo, o médico disse que ela teve gangrena (sangue parou de circular) e a transferiu. Na segunda-feira (10), ela passou por uma cirurgia de drenagem e saiu da sala entubada”, disse.

Segundo Elen, o estado de saúde da sobrinha se agravou e uma infecção generalizada foi constatada. A criança foi submetida a uma nova cirurgia, na quinta-feira (12), para a retirada de pus do pescoço dela.

“A mãe está com ela no hospital. Ela (Amanda) está com a respiração ofegante e continua entubada, em estado grave.”, contou.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image