25 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ECONOMIA Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 15:17 - A | A

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 15h:17 - A | A

Maior produtor de grãos do país, MT deve ser responsável por quase 30% da produção nacional em 2019

Mato Grosso deve ser responsável por quase 30% da produção nacional de grãos na safra 2019, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o percentual, o estado se mantém na liderança como maior produtor de grãos do país.

Ao todo, o estado deve produzir pouco mais de 62 milhões de toneladas. O número representa 27% do total do que deve ser produzido no país.

Em seguida no ranking, aparecem os estados do Paraná (15,9%), Rio Grande do Sul (14,7%), Goiás (9,6%) e Mato Grosso do Sul (8%).

 

De acordo com o IBGE, a produção em Mato Grosso deve ter aumento de 2,2% em relação à safra anterior, quando foi responsável por 25,5% da produção total.

No Brasil, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi estimada em 230,1 milhões de toneladas.

 

Destaques na produção

 

Algodão herbáceo – No estado a produção está estimada em 4,2 milhões de toneladas para a safra 2019. Um aumento de 12,8% em relação ao mês anterior.

O estado deve produzir 67,7% de todo o algodão a ser colhido no país. Ao todo a produção deve crescer 26,7%.

Milho 2ª safra – Segundo o IBGE, Mato Grosso deve ter o aumento mais expressivo em volume de produção do milho 2ª safra, em relação ao mês anterior. O aumento deve ser de 5,4% ou 1,4 milhão de toneladas.

No Brasil, a estimativa da produção encontra-se em 65,4 milhões de toneladas, um aumento de 3,4% em relação à última estimativa e aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image