icon facebook icon twitter icon instagram

21 de Abril de 2019

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 14h:55 - A | A

Obra do Museu Nacional do Índio em MT está parada há 6 anos e acervo deve ser transferido para outro estado

image

Desde 2013, o Museu Nacional do Índio, em Cuiabá, está fechado para reforma. A obra seria feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O Centro Cultural Ykuiapá está localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro, e guarda um acervo raro de culturas indígenas do estado.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo, informou que o projeto passa por adequação e deve ficar pronta até maio. Em seguida, será emitida a ordem de serviço para a retomada das obras.

 
Acervo deve ser remetido para outro estado — Foto: TVCA/ Reprodução

Acervo deve ser remetido para outro estado — Foto: TVCA/ Reprodução

A reforma foi orçada em R$ 450 mil, segundo o diretor do Museu, José Carlos Levinho. Caso a obra do prédio não seja concluída, todo o material deve ser levado para Goiás ou para o Rio de Janeiro.

José Carlos afirma que o local não pode ficar na situação em que está e que a obra é necessária para manter o acervo.

“Em até um mês, precisamos tomar uma decisão e retirar o acervo do local, pois não conseguimos concluir a obra”, pontuou.

A professora Ana Maria Ribeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, conta que as etnias não têm mais condições de fabricar essas obras que chegaram ao museu no começo da década de 80, o que torna os acervos ainda mais importantes para a história do estado.

“Convidamos alguns indígenas para trazer informações sobre as peças e eles afirmaram que essas peças não são mais feitas nas aldeias. Precisamos lutar para que esse acervo permaneça em nossa cidade”, ressaltou.

 



image ses

RÁDIO

VEJA MAIS

Citadas por Temer, fake news não são tema principal da


Citadas por Temer, fake news não são tema principal da





ENQUETE

VEJA MAIS

Você é contra ou a favor da taxação dos Ubers?

PARCIAL
image