25 de Junho de 2019

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 14h:55 - A | A

Obra do Museu Nacional do Índio em MT está parada há 6 anos e acervo deve ser transferido para outro estado

image

Desde 2013, o Museu Nacional do Índio, em Cuiabá, está fechado para reforma. A obra seria feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O Centro Cultural Ykuiapá está localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro, e guarda um acervo raro de culturas indígenas do estado.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo, informou que o projeto passa por adequação e deve ficar pronta até maio. Em seguida, será emitida a ordem de serviço para a retomada das obras.

 
Acervo deve ser remetido para outro estado — Foto: TVCA/ Reprodução

Acervo deve ser remetido para outro estado — Foto: TVCA/ Reprodução

A reforma foi orçada em R$ 450 mil, segundo o diretor do Museu, José Carlos Levinho. Caso a obra do prédio não seja concluída, todo o material deve ser levado para Goiás ou para o Rio de Janeiro.

José Carlos afirma que o local não pode ficar na situação em que está e que a obra é necessária para manter o acervo.

“Em até um mês, precisamos tomar uma decisão e retirar o acervo do local, pois não conseguimos concluir a obra”, pontuou.

A professora Ana Maria Ribeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, conta que as etnias não têm mais condições de fabricar essas obras que chegaram ao museu no começo da década de 80, o que torna os acervos ainda mais importantes para a história do estado.

“Convidamos alguns indígenas para trazer informações sobre as peças e eles afirmaram que essas peças não são mais feitas nas aldeias. Precisamos lutar para que esse acervo permaneça em nossa cidade”, ressaltou.

 
Imprimir

ENQUETE

VEJA MAIS

Você é contra ou a favor ao novo decreto do porte de armas?

PARCIAL

RÁDIO

Coletiva Santa Casa

Áudios da coletiva sobre a Santa Casa


(65) 3052-6030

redacaocopopular1@gmail.com admcopopular1@gmail.com financeiro@copopular.com.br

image