Geral

DEU NA VEJA 23/01/2017 10:19 Fonte: Gazeta Digital

Unic é citada por fraudes ao Fies

Última edição da revista Veja, distribuída neste domingo (22), dá destaque nacional a um assunto que já havia sido denunciado pelo Grupo Gazeta em setembro do ano passado, que são as fraudes no Programa de Financiamento do Ensino Superior (Fies), envolvendo a maior universidade privada de Mato Grosso, a Universidade de Cuiabá (Unic).

A Veja denuncia que faculdades privadas "ganham rios de dinheiro" e lesam alunos que dependem da ajuda federal.

Cita o Grupo Kroton como exemplo de porta aberta a fraudes, do qual a Unic faz parte, assim como a Unirondon e a Anhanguera.

A família Galindo, do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB), administra este império do ensino superior, que tem 120 campus no país e 1 milhão de alunos.

A reportagem fala em um faturamento que chega a 2,5 bilhões e em superfaturamento do preço das mensalidades.

A matéria da Gazeta revelou uma série de irregularidades que estariam ocorrendo há pelo menos dois anos e que continuam sendo praticadas, apesar de protestos de alunos e professores.

Informa que estaria ocorrendo pagamento de propina para aprovação em disciplinas, já que, para conseguir renovação no Fies, o acadêmico precisa da aprovação em 75% das disciplinas. Sem alcançar esse percentual, iniciaria o processo de fraude envolvendo o financiamento do governo federal.

Na ocasião, a Unic disse por meio de nota que havia encaminhado o caso para as autoridades policiais e que estaria à disposição das autoridades para auxiliar na investigação.

Disse ainda que iria instaurar processo interno de sindicância, para apuração do fato relatado.

Midante a matéria da Veja, que dá projeção nacional às denúncias, a Kroton responde agora que está “integralmente alinhada” com o cumprimento da legislação educacional brasileira e com as regras de financiamento estudantil, além de ser periodicamente submetida a auditorias do Ministério da Educação em relação ao Fies.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo