Entrevista da Semana

“Legislativo e Executivo devem andar de mãos dadas em prol da sociedade cuiabana”

Misael Oliveira Galvão é natural de Dom Aquino, Mato Grosso. Sua boa atuação como líder comunitário o credenciou a buscar e conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de Cuiabá. Em 2004, conquistou 1.675 e ficou como segundo suplente pelo PV. Em 2008, obteve 3.069 e ficou como primeiro suplente pelo PR. Em 2010 foi candidato a deputado estadual pelo PR e obteve 4.551 votos. Em 2012, 2.526 votos e novamente primeiro suplente pelo PR, e em 2016 foi eleito vereador com 5.095 votos pelo PSB, o segundo mais votado. Foi um dos líderes dos camelôs de Cuiabá, legalizou a atividade e construiu o Shopping Popular. Em 2017 foi apontado como o vereador mais atuante de Cuiabá  no 120º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, promovido pelo Instituto Tiradentes, nos dias 09 e 10 de novembro, em Goiânia. Desde o início do ano assumiu a presidência da Casa de Leis para o biênio 2019/2020, após concorrer em chapa única e ser eleito com 23 votos. Em entrevista ao Jornal Centro-Oeste Popular ele fala das prioridades como presidente da Casa, desafios e metas para o mandato entre outros assuntos. Confira. 

Olho 1-“Iremos fazer um trabalho para levar a Câmara de Cuiabá para dentro dos bairros da cidade. Com isso poderemos realizar audiências públicas e sessões itinerantes”

Olho 2- “Preciso contar com o apoio de todos os integrantes da Mesa e demais colegas de Parlamento. Sozinho, ninguém consegue fazer nada”

 

Olho 3- “Nossa meta é defender as pessoas mais simples, mais humildes que precisam dos resultados dos vereadores e do Poder Público de forma geral”

 

Regina Botelho

Da Redação

 

Centro-Oeste Popular - O senhor assumiu a Câmara envolta em polêmicas e escândalos. O que fazer para retomar a credibilidade da Casa?

Misael Oliveira Galvão - Primeiro agradeço a Deus pela oportunidade. Creio que para Deus nada é impossível, sei que será difícil, mas venceremos os desafios. A Câmara de Cuiabá tem muito trabalho prestado à sociedade e centenas de coisas boas para serem mostradas. No primeiro momento, vamos melhorar a comunicação da Casa de Leis com a sociedade. A Câmara de Vereadores é a casa do povo, ela tem que comunicar com a população. Por isso, realizamos uma reestruturação básica junto às Secretarias, fizemos uma nova lei que diz respeito aos cargos comissionados, para que possa dar uma dinâmica melhor na casa para garantir revitalização /á sociedade.

CO Popular - De que forma o senhor pretende fazer o cidadão se aproximar dos trabalhos legislativos?

Misael Galvão - Primeiramente iremos fazer um trabalho para levar a Câmara de Cuiabá para dentro dos bairros da cidade. Com isso poderemos realizar audiências públicas e sessões itinerantes. A Câmara é a legítima representante do povo e nisso que estamos trabalhando.

CO Popular - O senhor pretende incrementar as sessões itinerantes, levando a Câmara aos bairros?

Misael Galvão - Sim. Essa é a ideia, uma característica nossa. Eu venho de um movimento comunitário, moro no Dr. Fábio, participei do movimento organizado dos camelôs.

CO Popular - Como será a relação com o Executivo municipal?

Misael Galvão - Boa. Iremos trabalhar para dar independência. O Executivo é um poder municipal e a Câmara outro poder. Mas ambos têm que andar de mãos dadas para ter domínio e atender a população mais carente, a mais pobre. Para isso, precisamos contar com apoio e atenção do Poder Público.

CO Popular - A Câmara ganhou nova estrutura com o senhor na Presidência. Quais foram as mudanças e quais objetivos a serem conquistados?

Misael Galvão - Fizemos uma restruturação básica, nas Secretarias de Comunicação e demais repartições e nos segmentos organizados. Fortalecendo as políticas públicas de atenção aos idosos, as mulheres e as crianças. Vamos trazer dentro dessa nossa roupagem o movimento comunitário para que possamos realizar uma dinâmica mais eficiente e rápida para a sociedade.

CO Popular - Quais serão suas prioridades na dentro do parlamento municipal?

Misael Galvão - Meu compromisso é trabalhar de forma ainda mais determinada para a fiscalização, cobranças e consequente redução de demandas sociais e estruturais que acarretam transtornos aos habitantes de Cuiabá. Preciso contar com o apoio de todos os integrantes da Mesa e demais colegas de Parlamento. Sozinho, ninguém consegue fazer nada. União é fundamental para alicerçarmos qualquer base sólida.

CO Popular - O senhor vê como satisfatório o trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro nos bairros periféricos?

Misael Galvão - Sim. Conheço de perto a realidade das comunidades mais simples e vejo de perto os investimentos que a prefeitura está realizando na questão da infraestrutura dos bairros mais carentes, com a implantação de asfalto, reformas dos PSF´s, reformas das praças. Muita coisa boa está sendo desempenhado pelo prefeito Emanuel Pinheiro nos bairros da nossa cidade.

CO Popular - Na sua concepção, qual o principal problema de Cuiabá?

Misael Galvão - Saúde. Apesar dos avanços no setor muito ainda se tem a fazer para garantir melhor qualidade dos serviços à sociedade cuiabana.

CO Popular - Quais os desafios que o senhor deve encontrar em 2019 e os projetos em tramitação na Câmara?

Misael Galvão - Sempre trabalhar para a sociedade. Nossa meta é defender as pessoas mais simples, mais humildes, que precisam dos resultados dos vereadores e do Poder Público de forma geral.  Quando se fala do Legislativo, vamos buscar  fortalecer o portal da transparência para que o cidadão lá do bairro possa acessar o site e acompanhar todo o processo da Câmara faz podendo dar sugestões. Cada vereador da Casa de Leis representa uma pessoa, um eleitor de Cuiabá e trabalha para isso. Por isso, precisamos fazer jus à confiança que os eleitores nos deram e para que ele que devemos prestar conta dos nossos trabalhos.

CO Popular -  Como é sua relação com o prefeito Emanuel Pinheiro e quais as prioridades do Executivo para seu mandato?

Misael Galvão -  Excelente. Desde criança, meus pais ensinaram a respeitar a todos. Eu tenho grande respeito pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Ele irá encontrar no Legislativo uma gestão preocupada com nossa cidade, atentada em ajudar a resolver os problemas. O Executivo pode ter certeza que todas as matérias que chegarem na Câmara de Vereadores iremos colocar em pauta e abriremos o debate de forma geral.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo