26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 09:04 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 09h:04 - A | A

Rubens Carlos de Oliveira Júnior “Estamos sempre nos aprimorando, e isso envolve avaliação e monitoramento permanente de nossas ações”

Regina Botelho/ Redação

Regina Botelho

Da Redação  

Centro-Oeste Popular-Qual a importância da Unimed para o cooperativismo em Cuiabá?

Rubens Carlos de Oliveira Júnior- O Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional. É formado por 345 cooperativas de saúde e mais de 114 mil médicos cooperados. A Unimed Cuiabá é uma das maiores singulares do sistema, com quase 1400 médico cooperados. Somos uma organização cuiabana que atualmente gera mais mil postos de trabalho direto e incontáveis empregos indiretos.

Fico muito feliz em dizer que contribuímos para o desenvolvimento de nossa cidade, além de oferecermos uma ampla rede de serviços com atendimento de qualidade para a população cuiabana e das cidades da nossa área de atuação. Mas, para além de economia e serviços de saúde, creio que a Unimed Cuiabá tem uma importância grande, porque é uma referência no movimento cooperativista regional, um exemplo de sucesso há mais de 40 anos.  

 CO Popular- Quais são as ações de responsabilidade social da Unimed Cuiabá?

Rubens Carlos - Desde a sua fundação, em 1975, a Unimed Cuiabá sempre desenvolveu ações de responsabilidade social. Isto está em nosso DNA. Inclusive, um dos princípios do Cooperativismo diz respeito à educação, formação e preocupação com a comunidade. Em 2004, foi criada uma instituição, que tem a Unimed Cuiabá como principal mantenedora, que tem como missão desenvolver projetos e políticas que contribuam para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas.

Ao longo de todos esses anos, o programa de ação social desenvolveu diversos projetos próprios e em parceria voltados para o público interno e externo. Entre eles, destaco o Projeto de Neutralização de Carbono, que impactou drasticamente nosso jeito de trabalhar, inserindo rotinas para redução do impacto ambiental do nosso negócio, e realizou plantio de milhares de mudas em matas ciliares da cidade. Criamos o PróUnim porque acreditamos que agir com responsabilidade social significa retribuir à comunidade cuiabana todo o respeito conquistado ao longo da nossa existência enquanto cooperativa.

CO Popular- Hoje há muita reclamação de demora no atendimento e na realização de exames. O que está sendo feito para mudar essa realidade? A escassez de médicos em algumas especialidades e em algumas regiões é uma queixa nacional. Já é possível vislumbrar uma forma de resolver essa questão?

Rubens Carlos- Estamos sempre nos aprimorando, e isso envolve avaliação e monitoramento permanente de nossas ações e serviços. A Unimed Cuiabá em respeito aos seus clientes e atendendo às disposições de Compliance, cumpre rigorosamente as normativas da Agência Nacional de Saúde quanto aos prazos de agendamento de consultas e autorização de procedimentos.  

CO Popular- Hoje a cooperativa conta com quantos médicos cooperados, laboratórios, hospitais?

Rubens Carlos-  Hoje, a Unimed Cuiabá possui 1395 médicos cooperados e 359 prestadores de serviços, entre laboratórios, clínicas e hospital, além dos serviços próprios, como a unidade de Pronto Atendimentos, as Clínicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Saúde Ocupacional. Em breve inauguraremos também o Espaço Cuidar, que reunirá em um só lugar esses serviços próprios da Unimed e os programas do nosso Núcleo de Medicina Preventiva, o Viver Bem. Posso afirmar que possuímos uma grande rede, de alta qualidade, para prestar sempre o melhor atendimento aos nossos usuários e dar melhores condições de trabalho aos nossos médicos cooperados. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor cuidado possível.

CO Popular -Para este ano, quais serão as novidades que os usuários terão?

Rubens Carlos-  Acho que a grande novidade será a inauguração  do Espaço Cuidar. Esta unidade irá reunir todos os serviços próprios da Unimed Cuiabá em um só lugar e possui uma estrutura extremamente moderna com equipamentos de ponta.

O núcleo de Fisioterapia, por exemplo, vai ter um enorme salto de qualidade em sua estrutura. Além disso, o prédio foi construído levando em consideração a sustentabilidade. Possui sistema de captação da água da chuva para uso em banheiros e jardins e uma usina de microgeração de energia solar, com painéis solares cobrindo parte do estacionamento. Este espaço é muito importante para nós, pois representa a concretização de um novo jeito de atender que começamos a implementar em 2016, na minha primeira gestão.

Esse conceito é baseado na medicina preventiva, propondo um cuidado integral e personalizado ao paciente. Vamos continuar prestando um atendimento de excelência em caso de adoecimento, mas, mais do que isso, queremos trabalhar a prevenção, a qualidade de vida, a saúde integral e, para isso, estamos reformulando toda a rede de atendimento, ampliando e fortalecendo os programas do Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá – Viver Bem, implantados desde 2016.

CO Popular- Qual o objetivo da gestão? Qual a política será desenvolvida pela atual gestão e os desafios a serem enfrentados? O que esperar da Unimed para os próximos anos? O que os cooperados podem esperar da sua nova gestão?

Rubens Carlos- Nosso objetivo maior enquanto gestão é promover a saúde com excelência e sustentabilidade, valorizando os médicos cooperados, colaboradores e clientes. Pretendemos fazer uma gestão proativa, participativa e transparente, com foco na geração de resultados que é algo que já temos feito desde a primeira gestão, que teve início em 2016. No entanto, pretendemos avançar cada vez mais na qualificação dos gestores e nas boas práticas de governança corporativa.

Para os próximos anos buscamos a consolidação dessa nova maneira de atender, com o foco no cuidado e na prevenção. Acreditamos que isto vai ter um impacto positivo na vida dos beneficiários da Unimed Cuiabá e suas famílias, gerando um movimento de promoção de qualidade de vida. Além disso, com o novo Espaço Cuidar teremos uma das estruturas de saúde mais modernas do estado.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image