26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 15:26 - A | A

Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 15h:26 - A | A

Estudantes de Cuiabá criam carro que explora lugares inacessíveis por humanos e participam de competição mundial de robótica

Cinco estudantes da Escola Estadual Plena José de Mesquita, em Cuiabá, vão participar no sábado (16), do festival Arduino Day 2019 - uma competição internacional de robótica que acontece no mundo todo simultaneamente e, em Mato Grosso, em Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Os alunos desenvolveram um protótipo de carro de controle remoto com uma câmera integrada e sinal via Bluetooth. O objetivo do carro é explorar lugares que o corpo humano não consegue acessar, como missões de resgate e mapeamento de locais inacessíveis.

A equipe é formada pelos alunos, Ana Celly, Emanuelly Sanches, Igor Hiro, Wallacy Matheus, Welington Fernandes, que têm entre 15 e 17 anos, e pelos professores de física, Jeozadaque Marcos e José Divino.

O projeto ‘Arduino SmartCar’ foi desenvolvido pelos professores em 2018. O carro funciona com integração de dois celulares Smartphone e um computador.

Os celulares funcionam como controle remoto e filmadora. Em tempo real, as imagens captadas são geradas no computador através de um aplicativo específico acessado remotamente por rede wifi.

 

Jeozadaque disse que ele e os colegas pretendem se inscrever para participar de outros eventos como este. ‘Estamos honrados em participar. A expectativa é compartilhar nossas experiências e expandir o conhecimento. Esperamos que este seja o primeiro passo para tornar a escola uma referência no cenário municipal, regional, estadual e nacional’’, afirmou..

Foram construídos dois carros com os seguintes materiais: uma peça arduino - que é uma espécie de placa eletrônica de hardware livre -; uma ponte h - um tipo de circuito de eletrônica -; módulo Bluetooth; chassi em acrílico e fios para a ligação.

O principal componente do projeto é o arduino, que funciona como cérebro do projeto e seria a placa mãe do robô.

 

Projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual José de Mesquita — Foto: Jeozadaque Marcos/Arquivo pessoal

O carro mede 20 centímetros de comprimento, 15 de largura e 7 de altura. O custo para fabricar os protótipos foi de R$ 700, cujo recurso foi doado pela escola e professores. Os celulares são dos próprios alunos e o computador cedido de um laboratório por um parceiro da escola.

Segundo o professor, a escola é a única participante da rede pública de Cuiabá. Também participam equipes das escolas particulares Notre Dame de Lourdes, Gênesis e Chave do Saber e estudantes do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

 
Aparelho pode ser usado em missões de resgate e mapeamento de locais inacessíveis — Foto: Jeozadaque Marcos/Arquivo pessoal

Aparelho pode ser usado em missões de resgate e mapeamento de locais inacessíveis — Foto: Jeozadaque Marcos/Arquivo pessoal

 

O evento acontecerá no campus do Univag e a programação se estende durante o dia todo.

As palestras serão abertas ao público e a competição será restrita, apenas para as equipes e organizadores.

 

O evento

 

O Arduino Day é um evento científico de construção de robôs e, em 2018, realizou 529 eventos simultâneos espalhados pelo o mundo todo. Neste ano, espera-se alcançar a marca de 550 participações.

No Brasil, são promovidos 89 eventos espalhados pelo território nacional.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image